Flamengo e Atlético-MG fazem a terceira decisão de um confronto cercado de rivalidade com 95 anos de história. Em 1980, os rubro-negros conquistaram seu primeiro título brasileiro após derrotarem os mineiro por 3 a 2 num Maracanã que tinha mais de 150 mil pessoas. Quarenta e dois anos depois, em Cuiabá, o Galo levou a Supercopa do Brasil nos pênaltis após o empate por 2 a 2 no tempo normal.
Neste domingo, às 16h (de Brasília), os eternos rivais abrem a inédita decisão de Copa do Brasil, no Maracanã. A TV Globo transmite a partida para todo o país, e o ge acompanha decisão com vídeos e fotos em Tempo Real (clique aqui e siga) .
O Flamengo chega à decisão com o foco completo na Copa do Brasil, principalmente após ter perdido a chance de aproximar dos líderes do Campeonato Brasileiro ao ceder empate ao Inter de Porto Alegre nos minutos finais do duelo no Beira-Rio, na última quarta-feira. O time chega com duas baixas importantes por suspensão: Bruno Henrique e Pulgar não jogam.
Tetracampeão, o Rubro-Negro conquistou a Copa do Brasil em 1990, 2006, 2013 e 2022. Foi vice-campeão em 1997, 2003, 2004, 2017 e 2023.
O Atlético passa por grande momento nas copas. É finalista também da Conmebol Libertadores, após eliminar o River Plate com vitória por 3 a 0, em BH, e empate sem gols, em Buenos Aires, na terça-feira passada. No Campeonato Brasieiro, o time não engrenou e está distante do G-6. Dois importantes jogadores não enfrentam o Flamengo: Fausto Vera e Deyverson, por força do regulamento.
Bicampeão, o Atlético ergueu a taça da Copa do Brasil em 2014 e 2021. Na edição de 2016, o time ficou com o vice-campeonato.
O Flamengo chega para a decisão com uma importante mudança tática caso Filipe Luís mantenha o que ensaiou durante a semana. Terá um trio de atacantes, com Gabigol, Plata e Michael. Outra informação importante é o retorno de Alex Sandro, ausência nos jogos com Juventude e Internacional devido a um desconforto no músculo posterior da coxa direita.
Alex Sandro
Gabriel
Léo Pereira
Arrascaeta
Gerson
Léo Ortiz
Michael
Rossi
Plata
Wesley
Evertton Araújo
O treinador relacionou todos os jogadores disponíveis no elenco para a partida. As principais novidades são os meias Zaracho e Bernard, recuperados de lesão. Sem contar com Fausto Vera e Deyverson (já defenderam outros times na atual edição do torneio), Gabriel Milito tem a possibilidade de repetir o time que passou pelo Vasco na semifinal da competição.
Hulk
Alan Franco
Everson
Otávio
Guilherme Arana
Gustavo Scarpa
Junior Alonso
Lyanco
Battaglia
Paulinho
Rubens