Flamengo x Athletico: Dorival e Felipão superam desconfiança e chegam em alta para o duelo na Copa do Brasil

Dorival Júnior e Luiz Felipe Scolari assumiram Flamengo e Athletico , respectivamente, com certa surpresa e também desconfiança das torcidas. Só que a experiência mostrou seu valor, e eles precisaram de pouco tempo para transformar a incerteza em vitórias e um aproveitamento de quase 70% cada.

Agora em alta, Dorival e Felipão medem forças para ver quem avança para as semifinais da Copa do Brasil . O jogo de ida das quartas de final será nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã.

No comando do Flamengo, Dorival Júnior vai em busca do segundo título dele na Copa do Brasil – ganhou pelo Santos, em 2010. Do outro lado, Felipão tenta com o Athletico aumentar a galeria de troféus. Ele é o maior campeão da Copa do Brasil como treinador, com quatro títulos: Criciúma (1991), Grêmio (1994) e Palmeiras (1998 e 2012).

Dorival Júnior e Felipão se encontram no Flamengo x Athletico — Foto: infoesporte/ge
1 de 1 Dorival Júnior e Felipão se encontram no Flamengo x Athletico — Foto: infoesporte/ge

Dorival Júnior e Felipão se encontram no Flamengo x Athletico — Foto: infoesporte/ge

Dorival tem um plano

Aos 60 anos, Dorival foi anunciado pelo Flamengo no dia 10 de junho, saindo do Ceará para substituir Paulo Sousa. O treinador começou com resultados não muito animadores no Rubro-Negro: perdeu na estreia, para o Internacional, depois ganhou do Cuiabá e sofreu mais duas derrotas, ambas para o Atlético-MG – uma no Brasileirão e outra na Copa do Brasil.

A chave virou desde então: em um mês, ele conseguiu oito vitórias nos últimos nove jogos, com atropelo sobre o Tolima na classificação para as quartas de final da Libertadores, além de virada sobre o Galo e vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. No Brasileirão, o Flamengo fechou o primeiro turno em sexto.

Essa retomada do Flamengo na temporada vem acompanhada do bordão nas redes sociais: "Dorival Júnior tem um plano". Esse plano ganha força na soma de um time que precisava reencontrar o caminho das vitórias e de um treinador que está em busca de títulos.

Em menos de dois meses de trabalho, Dorival Júnior conseguiu colocar nos eixos um elenco que não estava se encontrando na temporada , seja pelos resultados ou nas atuações. Reergueu peças importantes do elenco, ajustou o sistema defensivo e ganhou força a cada vitória.

Os números de Dorival no Flamengo:

  • 13 jogos
  • 9 vitórias
  • 4 derrotas
  • Aproveitamento de 69,23%
  • 27 gols marcados
  • 11 gols sofridos

O efeito Felipão

Luiz Felipe Scolari chegou ao Athletico um pouco antes, em 4 de maio, contratado para o lugar de Fábio Carille (demitido com apenas 21 dias no cargo). Aos 73 anos, o treinador multicampeão estava sem emprego desde outubro do ano passado, quando tinha saído do Grêmio.

Contratado para ser diretor-técnico no Furacão, ele aceitou assumir o comando do time à beira do campo até o fim desta temporada. O técnico pegou o Athletico ameaçado de não avançar na fase de grupos da Libertadores e perto da zona de rebaixamento no Brasileirão.

O “efeito Felipão” foi imediato . Estreou com goleada sobre o Tocantinópolis e confirmou a vaga nas quartas da Copa do Brasil. Perdeu em seguida para o Fluminense, no Brasileirão, mas depois embalou: foram 14 jogos seguidos sem perder, com classificação para as oitavas e depois para as quartas de final da Libertadores. No Brasileirão, o Athletico pegou o elevador e se consolidou no G-6, fechando o primeiro turno em quinto.

A mudança de cenário com Felipão passa diretamente pela conhecida forma que ele trabalha. Ele evita ao máximo o termo "família Scolari", mas usou a experiência em gestão de grupo, encontrou rapidamente uma base titular e soube girar o elenco para conciliar as três competições simultâneas. Simplificou o que vinha sendo complicado no Athletico até então e fez o time se tornar altamente competitivo.

Os números de Felipão no Athletico:

  • 21 jogos
  • 13 vitórias
  • 5 empates
  • 3 derrotas
  • Aproveitamento de 69,84%
  • 40 gols marcados
  • 19 gols sofridos

Vale vaga

Com Dorival e Felipão, Flamengo e Athletico se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final. O ge acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos dos principais lances.

Fla e Furacão fazem a sétima decisão em mata-mata ns últimos nove anos , sendo a quarta consecutiva na Copa do Brasil.

O confronto de volta está marcado para 17 de agosto, quarta-feira, às 21h30, na Arena da Baixada. A equipe que tiver o maior saldo de gols nos dois jogos avança às semifinais - em caso de igualdade, decisão nos pênaltis.

Quem passar de Athletico x Flamengo enfrentará na semifinal o vencedor de São Paulo x América-MG. Tricolor paulista e Coelho iniciam a disputa na quinta-feira, no Morumbi.

Fonte: Globo Esporte