Nesta quarta-feira, o Flamengo volta os olhos para a Libertadores. O Rubro-Negro enfrenta o Ñublense, no estádio de Concepción, pela quarta rodada do Grupo A da competição. Para o confronto, a equipe quer fazer valer a força fora de casa na competição: é uma das únicas na história a vencer um jogo em todos os países da Libertadores.
Ao lado do Flamengo , apenas Nacional , do Uruguai, Grêmio e Palmeiras , do Brasil, e a dupla Boca Juniors e River Plate , da Argentina, venceram em todos os 11 países que já fizeram parte da Conmebol: os 10 atuais e o México, que saiu da federação.
Curiosamente, o Flamengo construiu os momentos de maior brilho na competição fora de casa. Tricampeão da América, o Rubro-Negro levantou a taça em 1981, no Chile, em 2019, no Peru, e em 2022, no Equador.
Em toda a competição, são 87 jogos fora de casa ou com mando neutro, com 37 vitórias, 22 empates e 28 derrotas. Agora, o Flamengo volta ao Chile para disputar a quarta rodada da fase de grupos da Libertadores 2023. A partida é contra o Ñublense, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília).
Veja as vitórias mais marcantes em cada um dos países:
- Argentina - Vélez 0 x 4 Flamengo - Semifinal de 2022
A goleada emblemática na Argentina aconteceu para o Flamengo colocar um pé na final da Libertadores daquele ano. Sob o comando de Dorival Júnior, o Rubro-Negro viveu uma noite de superioridade carimbada com o hat-trick de Pedro e mais um gol de Éverton Ribeiro. Foi nesta partida que Pedro chegou a 11 gols na Libertadores e igualou Zico (1981) e Gabigol (2021) como o maior artilheiro do Flamengo em uma só edição da competição.
- Bolívia - Jorge Wilstermann 1 x 2 Flamengo - 2 ª Fase de 1981
O Flamengo abriu o placar com Baroninho, aos 13, mas viu o Jorge Wilstermann empatar logo no início do segundo tempo. O gol da vitória saiu dos pés de Adílio, aos 26 da segunda etapa, após Lico dar a sua primeira assistência na Libertadores.
- Brasil - Santos 0 x 5 Flamengo - 1ª fase de 1984
Uma das maiores partidas entre os clubes. O Flamengo goleou o Santos no Morumbi. A rivalidade estava acirrada na época, principalmente pelo título do Campeonato Brasileiro que o Rubro-Negro conquistou em cima do Time da Vila, em 1983. Já sem Zico, que estava na Udinese, a goleada foi comandada por Bebeto, Mozer, Edmar e Tita (2x).
Jornal destaca goleada do Flamengo por 5 a 0 contra o Santos — Foto: Reprodução
- Chile - Universidad Católica 2 x 3 Flamengo - 1ª Fase de 2022
A vitória foi a que deu classificação ao Flamengo para as oitavas da Libertadores em 2022. Primeiro triunfo da equipe no estádio San Juan de Apoquindo, foi construído com dois gols de Gabigol e um golaço de Lázaro. O jogo poderia ter sido mais tranquilo, mas Isla e Pablo marcaram contra.
Lázaro - Universidad Católica x Flamengo — Foto: Gilvan De Souza / Flamengo
- Colômbia - Deportivo Cali 0 x 1 Flamengo - 2 ª Fase de 1981
O Flamengo precisou de apenas 10 minutos para marcar. O autor do gol foi o artilheiro das decisões: Nunes, após passe de Júnior. Essa vitória, ao lado da citada acima contra o Jorge Wilstermann, foi fundamental para a equipe chegar à final da Libertadores e conquistar o primeiro título do clube na competição.
- Equador - Flamengo 1 x 0 Athletico-PR - Final de 2022
O jogo que o Flamengo conquistou o tri da Libertadores. Gabigol decidiu mais uma vez e chegou ao seu quarto gol em três finais disputadas pelo Rubro-Negro. O então camisa 9 marcou nos acréscimos do primeiro tempo, logo após a expulsão de Pedro Henrique. A partida aconteceu em Guayaquil, no Equador.
- México - América do México 2 x 4 Flamengo - Oitavas de final de 2008
A única vitória do Flamengo na Libertadores em solo mexicano foi na traumática eliminatória de 2008. Fora de casa, a equipe de Joel Santana conquistou um grande resultado por 4 a 2, com gols de Marcinho (2), Diego Tardelli e Léo Moura. No entanto, o jogo da volta, no Maracanã, serviu para esquecer. A derrota por 3 a 0 no Rio de Janeiro é uma das mais doloridas da história do clube.
Leo Moura, America do México x Flamengo (2008) — Foto: Agência o Globo
- Paraguai - Olimpia 1 x 4 Flamengo - Quartas de final de 2021
Comandado por Renato Gaúcho, o Flamengo goleou o Olimpia, no Paraguai, pelas oitavas de final da competição. Com gols de Gabigol (2), Arrascaeta e Vitinho, o Rubro-Negro encaminhou a classificação em Assunção e depois aplicou outra goleada no Rio: um 5 a 1, somando 9 a 2 no agregado. Infelizmente, a partida ficou marcada pelo episódio de racismo contra os jogadores do Fla .
- Peru - Flamengo 2 x 1 River Plate - Final de 2019
A Glória Eterna. Em Lima, o Flamengo conquistou o bicampeonato da América, ao vencer o River Plate, de virada, na final em jogo único. Os argentinos abriram o placar cedo com Borré, mas Gabigol marcou duas vezes no fim da partida e entrou definitivamente para a história - em um dos maiores jogos do clube.
- Uruguai - Flamengo 2 x 0 Cobreloa - Final de 1981
Antes de Gabigol marcar duas vezes em Lima, Zico se eternizou em Montevidéu. O maior ídolo da história do Flamengo fez dois gols na final de 1981, no jogo de desempate contra o Cobreloa, e deu ao clube a sua primeira taça da Libertadores.
- Venezuela - Caracas 1 x 3 Flamengo - 1ª Fase de 2010
A vitória mais marcante do Flamengo na Venezuela foi contra o Caracas em 2010. A equipe até saiu na frente do placar com Vagner Love, de pênalti, mas no segundo tempo, Toró foi expulso e deixou o time com um a menos. O Caracas foi para cima e empatou o jogo. Resistindo à pressão, o Fla ampliou com Love, mais uma vez, e matou o jogo com Rodrigo Alvim já nos acréscimos.
Vagner Love comandou vitória do Flamengo contra o Caracas em 2010 — Foto: Reprodução
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv