Flamengo e Fluminense decidem a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil nesta quinta-feira naquele que será também o quinto duelo entre os times em 2023. Nos duelos anteriores, o Rubro-Negro não repetiu a escalação, algo que vai se repetir neste confronto.
Léo Pereira e Gerson são os únicos que atuaram em todos os clássicos entre as equipes neste ano. Santos, Fabrício Bruno, Ayrton Lucas e Everton Cebolinha apareceram em três das quatro escalações. Dos quatro clássicos, três foram com Vítor Pereira. Jorge Sampaoli comandou apenas o último.
Arrascaeta ficou fora dos dois jogos da final do Carioca por conta de uma lesão no adutor da coxa esquerda.
Arrascaeta participou integralmente do treino desta segunda-feira — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
As variações táticas foram muitas neste período. Com VP, o Flamengo foi com três zagueiros em todos os duelos contra o Fluminense. Sampaoli, por sua vez, apostou na dupla de zaga e em um meio-campo mais recheado com Pulgar, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Gerson.
O único empate entre as equipes foi pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Nos outros, duas vitórias para o Fluminense e uma para o Flamengo . A Taça Guanabara e o título Carioca para o time de Fernando Diniz.
Flamengo 0 x 0 Fluminense - 16/05/2023 - Copa do Brasil
Everton Ribeiro
Santos
Gabriel
Léo Pereira
Arrascaeta
Ayrton Lucas
Gerson
Thiago Maia
Fabrício Bruno
Erick Pulgar
Wesley
O confronto do jogo de ida da Copa do Brasil foi o primeiro de Sampaoli contra o Fluminense no comando do Flamengo . Apesar da boa atuação, o time não conseguiu converter em gols e a partida segue empatada para o jogo da volta .
Na ocasião, a discussão principal era o titular do gol: Matheus Cunha ou Santos. Sampaoli optou por Santos devido a um incômodo muscular do jovem goleiro. Pedro estava fora da partida por conta de uma lesão muscular.
Flamengo 1 x 4 Fluminense - 09/04/2023 - Final Carioca Jogo 2
David Luiz
Santos
Gabriel
Léo Pereira
Varela
Everton
Ayrton Lucas
Gerson
Thiago Maia
Fabrício Bruno
Pedro
Este foi o time titular escalado pelo treinador Vítor Pereira para o segundo jogo da final do Carioca. O Rubro-Negro jogava com a vantagem de 2 a 0, porém acabou sendo goleado pelo Fluminense . Na sequência, o treinador foi demitido do cargo, não resistindo ao quarto título perdido no clube .
Vítor Pereira optou por fazer uma escalação em relação ao primeiro jogo: Gabi retornou ao time principal. O camisa 10 ficou no banco na primeira partida e, na zona mista após o jogo, confessou que gostaria de atuar como centroavante.
Vitor Pereira - Flamengo x Fluminense — Foto: André Durão
Flamengo 2 x 0 Fluminense - 01/04/2023 - Final Carioca Jogo 1
David Luiz
Santos
Léo Pereira
Varela
Everton
Ayrton Lucas
Gerson
Thiago Maia
Fabrício Bruno
Pedro
Matheus França
A única vitória do Flamengo sobre o Fluminense no ano veio no primeiro jogo da final, quando Vítor Pereira escalou este time. O grande destaque da partida foi o lateral Ayrton Lucas, com gol e assistência para Pedro.
A escalação foi surpreende, visto que VP deixou dois dos principais nomes do time no banco de reservas. Everton Ribeiro e Gabigol não iniciaram a partida. Ambos entraram durante o segundo tempo.
Flamengo 1 x 2 Fluminense - 08/03/2023 - Taça Guanabara
Pablo
Rodrigo Caio
Gabriel
Léo Pereira
Everton
Arrascaeta
Gerson
Matheuzinho
Matheus Cunha
Matheus França
Igor Jesus
O primeiro duelo das equipes no ano foi na última rodada da Taça Guanabara, que, inclusive, decidiu o título da competição. Destaques para Matheus Cunha e Igor Jesus entre os titulares. Também foi um dos últimos jogos de Matheuzinho antes de se lesionar e virar desfalque. Cebolinha abriu o placar, mas o Flu virou com gols de Cano e Pirani.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv