Flamengo tenta quebrar retrospecto ruim em estreias e sequência de nove jogos sem vencer como visitante na Libertadores

publicidade

O Flamengo dá a largada em busca do quarto título da Libertadores nesta quinta-feira, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela. Esta é a 21ª participação rubro-negra na competição, e o aproveitamento na primeira rodada não é dos melhores: pouco mais de 48%. O Rubro-Negro não estreia com vitória desde a campanha de 2022, quando foi campeão pela última vez, e não vence como visitante desde a semifinal desta mesma temporada.

Das 20 participações, o Flamengo venceu na estreia por sete vezes, empatou outras oito e foi derrotado em cinco oportunidades. As duas últimas temporadas não trazem bom retrospecto ao clube: empate com o Millonarios em 2024 e derrota para o Aucas em 2023. Curiosamente, os dois confrontos foram fora de casa.

A última vitória do Flamengo na primeira rodada da Libertadores foi em 2022, quando enfrentou o Sporting Cristal, em Lima (Peru). Bruno Henrique e Matheuzinho foram os autores dos gols que garantiram o triunfo por 2 a 0.

Filipe Luís e Plata em treino do Flamengo — Foto: Adriano Fontes / Flamengo

O Rubro-Negro não joga a primeira partida da fase de grupos em casa desde 2018. Na ocasião, o time comandado por Carpegiani empatou com o River Plate de Gallardo por 2 a 2 no Nilton Santos. Henrique Dourado e Éverton marcaram para o clube carioca, que não recebeu público por causa de uma punição da Conmebol devido ao tumulto envolvendo torcedores na final da Copa Sul-Americana, em 2017, no Maracanã.

Mas como foram as outras 20 estreias rubro-negras no principal torneio do continente? O ge relembra os confrontos e a classificação final do Flamengo na competição.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Retrospecto recente ruim como visitante

Não bastasse carregar um retrospecto ruim nas estreias, o Flamengo vive um período longe de ser um bom visitante. O Rubro-Negro não vence fora de casa desde a goleada histórica por 4 a 0 em cima do Vélez Sarsfield, na Argentina, na semifinal, em 2022.

Já são nove jogos em sequência fora de casa sem vencer - quatro partidas em 2023 e cinco em 2024. Depois da estreia com derrota para o Aucas, o Flamengo empatou com Racing e Ñublense na fase de grupos, e encerrou a participação em 2023 com derrota para o Olimpia.

Na última temporada, o Rubro-Negro empatou na estreia com o Millonarios, perdeu duas vezes para o Bolívar na altitude de La Paz (uma pela fase de grupos e uma nas oitavas) e também foi derrotado pelo Palestino na fase de grupos. O Flamengo encerrou a participação com empate com o Peñarol.

Da sequência negativa como visitante na Libertadores, o Rubro-Negro perdeu cinco partidas e empatou quatro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte