O Flamengo se manifestou oficialmente sobre a tensão que existe entre jogadores e o comando do departamento médico do clube, em caso agravado após o vazamento de mensagem do chefe José Luiz Runco criticando as condições físicas de Nicolás De La Cruz .
Em nota, o Flamengo disse que o chefe médico não faz parte do dia a dia e afirmou serem outros profissionais que lidam com o elenco de atletas. O comunicado vem após muita pressão nos bastidores pela saída de Runco. O presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, avalia a demissão, enquanto tenta "abafar" o problema.
“ A Diretoria de Futebol do Clube de Regatas do Flamengo esclarece que a mensagem vazada recentemente não foi escrita por nenhum dos cinco médicos que integram o departamento do futebol profissional: Fernando Sassaki (ortopedista e chefe do setor), Luiz Macedo (cardiologista), Dieno Portella (ortopedista), Vitor Pereira (ortopedista) e Bruno Hassel (radiologista) ”, inicia.
“ Como é de conhecimento público, são esses profissionais os responsáveis pelo atendimento diário aos atletas em treinamentos, jogos e viagens, além de levarem de forma constante e transparente todas as informações de interesse da imprensa e da torcida ”, completa.
Procurado pela reportagem no final da manhã desta quarta-feira (23), o Flamengo informou que Runco "segue como diretor médico" do clube.
O pronunciamento oficial foi motivado por uma mensagem enviada por Runco em um grupo de WhatsApp que conta com figuras da política rubro-negra, que se tornou pública na terça-feira (24) . O médico, peça importante no apoio de Bap nos bastidores, foi cobrado pelo presidente e reconheceu o erro, dizendo ter sido "traído" pela falta de domínio com as redes sociais.
“ Prezado João. Boa tarde. Vou tentar passar a situação do De La Cruz. Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo. Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto a venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo. Atenciosamente ”, escreveu ele, no grupo que tem 71 membros.
Como publicou o ESPN.com.br , os líderes do elenco se incomodaram bastante com a exposição do caso de De La Cruz a pessoas de fora do ambiente do futebol do clube. A primeira reação foi de questionar a veracidade da mensagem, mas, após o vazamento de terça, a situação se agravou.
O meia Giorgian De Arrascaeta logo publicou foto ao lado do compatriota em sua conta no Instagram. “ Se trata de cuidar dos nossos. Simples assim ”, publicou o uruguaio em imagem com o companheiro.
Arrascaeta é só um dos diversos jogadores do elenco incomodados com a gestão médica do departamento, comandada desde o início de 2025 por Runco. Estafes de ao menos oito atletas confirmaram à reportagem a relação conturbada entre os médicos e os jogadores nos últimos meses.
Os relatos apontam para uma situação na qual os jogadores têm optado por realizar tratamentos médicos e fisioterápicos fora do ambiente do CT do Ninho do Urubu – com médicos particulares e antigos profissionais do setor, demitidos no início deste ano após a chegada do Runco.
“A Diretoria de Futebol reitera que não comentará especulações e manterá seu foco única e exclusivamente em preservar o alto nível de performance e concentração que levaram o Clube, neste primeiro semestre, ao melhor desempenho entre todos no cenário nacional ”, segue a nota do clube.
“O Flamengo seguirá trabalhando com seriedade, buscando seus objetivos esportivos, cuidando tecnicamente da saúde de seus atletas, investindo em uma equipe de alto nível e reforçando seu elenco com jogadores do padrão de Seleção ”, encerra o comunicado.
Próximos jogos do Flamengo:
-
Red Bull Bragantino (F) - 23/07, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
-
Atlético-MG (C) - 27/07, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
-
Atlético-MG (C) - 31/07, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil