Os mais de 50 mil rubro-negros que foram ao Maracanã na noite de quarta-feira saíram insatisfeitos com o desempenho do Flamengo na derrota por 2 a 1 para o Central Córdoba, pela segunda rodada do Grupo C da Libertadores. Foi o primeiro revés de Filipe Luís na temporada. Os torcedores vaiaram o time e ficaram na bronca porque o treinador poupou alguns jogadores.
O lateral-direito Wesley e os meio-campistas Pulgar e Gerson começaram no banco de reservas. Afinal, a decisão de poupar tem a ver com a prioridade que o clube dá ao Brasileirão em 2025?
"Isso não é verdade", foi a resposta de Filipe Luís para a pergunta acima.
- A Libertadores é tão prioridade quanto o Brasileiro. Só que se poupou muito no Brasileiro nos últimos anos para jogar nas Copas. Uma escolha minha, sou eu que escolho quem vai entrar em campo, pensando na fase de grupos da Libertadores que te permite fazer essas trocas, no adversário que vou enfrentar, na sequência de jogos de jogadores e no que vem pela frente. Eu tomo as decisões. Quando perde, é claro que eu vou ser cobrado. É normal. Isso também me faz crescer. Quando vence, tudo parece muito bonito nas escolhas que a gente faz - completou o treinador.
O planejamento segue o que foi feito durante o Carioca, quando Filipe rodou o elenco. O Estadual, no entanto, nunca foi tratado como prioridade, mas como uma espécie de pré-temporada estendida. A meta do técnico era ter o elenco inteiro para o restante da temporada. O que ainda não aconteceu. O Flamengo sofreu com problemas físicos, agravados pela Data Fifa, e até por isso tem tido um cuidado maior com o controle de carga e minutagem dos atletas.
- Os principais objetivos são o Brasileiro, a Libertadores e a Copa do Brasil - disse Filipe em entrevista coletiva após vitória sobre o Vasco, no dia 15 de fevereiro.
Torcida do Flamengo sonha com o tetracampeonato da Libertadores — Foto: Emanuelle Ribeiro
Na estreia na Libertadores, contra o Deportivo Táchira, o Flamengo não levou Wesley, Gerson, Arrascaeta e Plata para a Venezuela - por desgaste físico/muscular ou por estar em reta final de recuperação de lesão (problemas decorrentes da Data Fifa). Os jogadores se juntaram ao grupo em Salvador para o jogo contra o Vitória, pelo Brasileiro, três dias depois.
Este tipo de planejamento não é traçado apenas pela comissão técnica. Filipe Luís leva em consideração os dados dos atletas e a avaliação dos médicos, preparadores e fisiologistas. Com treinos e jogos em um modelo que exige intensidade e uma temporada com muitos jogos importantes, é esperado que o treinador rode o elenco e poupe atletas.
De la Cruz chegou ao sétimo jogo seguido como titular do Flamengo na temporada — Foto: André Durão
Ao mesmo tempo que poupou, Filipe Luís manteve jogadores importantes no time. De la Cruz chegou ao sétimo jogo seguido como titular na temporada, sequência que o uruguaio teve dificuldade de emplacar no segundo semestre de 2024. Arrascaeta, que voltou contra o Vitória após se recuperar de lesão na coxa direita, também começou jogando no Maracanã. Alex Sandro, poupado na primeira rodada da Libertadores, atuou por 76 minutos.
Mas também não é mentira que o Flamengo prioriza o Brasileirão em 2025. Pelo menos é este o pensamento do presidente Bap, compartilhado em reunião no Conselho Deliberativo no mês passado. Na ocasião, ele esclareceu que as premiações aos jogadores serão calculadas em função do título nacional.
A Libertadores é prioridade número dois no planejamento da diretoria, com a Copa do Brasil na sequência. O diretor de futebol José Boto comentou algumas vezes que o Brasileiro seria o escolhido caso o Flamengo precisasse priorizar alguma competição, mas que entraria em todas para ganhar.
- Dos clubes que eu venho, os títulos (nacionais) são mais importantes. Mais importantes do que Copa, talvez a Champions seja o mesmo nível. Nós no Flamengo temos que entrar em tudo para ganhar. Temos que arranjar uma forma de ter elenco e mentalidade para ganhar tudo. Se por algum motivo tivermos que priorizar algo, será o Brasileirão - afirmou o português quando foi apresentado.
O Rubro-Negro não conquista o Campeonato Brasileiro desde 2020, quando o técnico ainda era Rogério Ceni. Mais do que não conquistar, o Flamengo, em temporadas recentes, chegou às últimas rodadas sem chances de título.
O Flamengo foi bicampeão brasileiro em 2019 e 2020. No ano seguinte, terminou na vice-liderança e, em 2022, foi apenas o quinto colocado. Em 2023, o time ficou na quarta colocação e, no ano passado, foi o terceiro.
O objetivo foi compartilhado com os jogadores. Eles sabem que conquistar o Brasileirão vai render a maior bonificação ao elenco. Mas, para eles, a Libertadores é tão atrativa quanto. Luiz Araújo disse recentemente, em entrevista no Ninho do Urubu , que sonhava em ganhar o título continental. Na quarta-feira, após o jogo, outros jogadores responderam sobre a prioridade do Flamengo em 2025:
- O torcedor não quer nada menos que a vitória, e a gente vai a campo com isso. Eles falaram sobre priorizar o Brasileiro, mas a gente vai a campo para vencer. Não é porque se fala em priorizar um campeonato que é o mais longo e complicado que a gente vai entrar com outro objetivo hoje ou em qualquer jogo como foi com o Táchira. A gente vai para vencer todos os jogos, todos os jogadores estão prontos para serem titulares. Nosso foco é vencer seja aqui ou fora, independentemente do adversário.
- Falaram para nós que o Brasileiro ia ser uma prioridade, mas a gente entra para ganhar todos os jogos. No Flamengo vamos ser cobrados por isso. Isso talvez possa render algum desgaste físico mais para a frente. Entramos para ganhar o jogo, mas não conseguimos sair com a vitória. Somos um time que pode ser batido também. Tomara que a gente possa se recuperar o mais rápido possível contra o Grêmio.
- Em relação ao Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, a gente deixa com o Boto, Filipe e presidência. A gente vai servir o Flamengo em qualquer competição. Estava todo mundo pronto e ele colocou os onze que achava melhor. A derrota é ruim, não queríamos perder, buscamos a vitória e quando perde parece que está tudo errado. Mas não, tem que ter calma. O Flamengo não vai ganhar sempre. As outras equipes trabalham para vencer o Flamengo. O Central Córdoba entrou para contra-atacar e venceu o jogo.
Em enquete recente, o ge perguntou: "Qual deve ser a prioridade do Flamengo em 2025?". A maioria dos rubro-negros (42,95%) sonha com o título da Libertadores. O Brasileirão veio logo em seguida, escolhido por 40,99% dos votantes. Mundial de Clubes ficou em terceiro (14,79%), e a Copa do Brasil foi o torneio que recebeu menos votos (1,27%).
Mais Escalados 1 ª rodada
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv