Flamengo pede transação disciplinar para converter possível pena de Vítor Pereira em multa

Vítor Pereira está liberado para comandar o Flamengo no banco de reservas diante do Vasco, no próximo domingo, às 18h (de Brasília), no Maracanã, pela volta da semifinal do Campeonato Carioca. O julgamento do treinador no STJD, que aconteceria nesta sexta-feira, foi retirado de pauta para análise de um pedido de transação disciplinar feita pelos rubro-negros.

A transação disciplinar está prevista no artigo 80-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). É um mecanismo que se antecipa ao julgamento para propor uma contribuição de caráter social em lugar de possível punição. O pedido tem de ser analisado pela Procuradoria do STJD, que propõe o valor da multa.

Durante audiência no plenário do STJD, o presidente da Quinta Comissão Disciplinar, Dr. Otacílio Araújo disse: "o denunciado Vítor Manoel Lopes Pereira, hoje técnico do Flamengo , foi retirado da pauta por conta da transação do processo solicitada por seu atual clube".

A pendência do treinador com a justiça desportiva vem dos tempos de Corinthians. No edital de intimação para julgamento disparado pela Quinta Comissão Disciplinar do STJD em 1º de dezembro, o zagueiro Bruno Méndez e o técnico Vítor Pereira foram convocados a comparecerem no tribunal no dia 8 do mesmo mês.

Como VP já havia anunciado que não permaneceria no Corinthians e a negociação com o Flamengo já existia, o clube paulista se negou a defendê-lo. Por isso, o processo de VP foi adiado no ano passado. Para 2023, após o recesso, o Fla assumiu a representação.

Vítor Pereira no primeiro jogo da semifinal do Carioca — Foto: André Durão
1 de 2 Vítor Pereira no primeiro jogo da semifinal do Carioca — Foto: André Durão

Vítor Pereira no primeiro jogo da semifinal do Carioca — Foto: André Durão

Relembre o caso

Vítor Pereira foi enquadrado em quatro artigos: 243-F §1, 258, 258-B e 184 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O Art. 243-F §1º fala em pena mínima de quatro jogos de suspensão.

Sessão do STJD retira julgamento de Vítor Pereira de pauta — Foto: Luca Bíscaro
2 de 2 Sessão do STJD retira julgamento de Vítor Pereira de pauta — Foto: Luca Bíscaro

Sessão do STJD retira julgamento de Vítor Pereira de pauta — Foto: Luca Bíscaro

O português foi expulso aos 37 minutos do primeiro tempo da partida em questão, disputada em 8 de novembro do ano passado (veja o ocorrido em vídeo acima). Na súmula, o árbitro Marcelo de Lima Henrique relatou o seguinte:

"Expulsei o técnico vitor manuel de oliveira com cartão vermelho direto por bater palmas de forma irônica contra minhas decisões, entrar no campo de jogo deixando sua área técnica e dizendo: "você é uma vergonha, a arbitragem brasileira é uma vergonha" , após expulso o mesmo gesticulou com o dedo indicador e o polegar fazendo sinal redondo com os dedos e repetiu diversas vezes "vergonha, a arbitragem brasileira é uma vergonha". informo que me senti ofendido diante das palavras proferidas. o mesmo resistiu em sair do campo de jogo precisando ser retirado por sua comissão técnica".

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte