Tite estreou, vitória no bolso, clima mais ameno e o Flamengo agora arregaça as mangas para dar sequência ao planejamento para a temporada 2024. Bruno Henrique , claro, é a prioridade do momento.
Com oferta pesada do Palmeiras , o atacante de 32 anos (fará 33 em dezembro) recebeu proposta para renovar por três anos com o clube rubro-negro. Seu vínculo atual se encerra no fim de 2023. A oferta do Flamengo foi encaminhada após uma reunião na quinta entre os dirigentes rubro-negros e o estafe do jogador em Belo Horizonte. O clube aguarda a resposta. Além disso, foi dado também o pontapé para a permanência de Everton Ribeiro e avanço na renovação de Gabigol .
Sobre Bruno Henrique, o Flamengo entende ter feito a sua parte e aguarda a resposta do jogador e seu estafe. As partes se aproximaram mais depois da conversa de quinta-feira. Em termos financeiros, os rubro-negros não vão igualar os números palmeirenses. Há um limite que ficaria cerca de 30% abaixo do rival.
Mas o pedido de três anos de vínculo, inicialmente um obstáculo e que contava até com resistências internas na diretoria, foi atendido. As luvas seriam divididas ao longo deste período. Os dirigentes também apostam na boa relação com o jogador e no carinho da torcida com o atleta para que ele estenda a sua permanência. O desejo de Bruno Henrique, entendem, é seguir rubro-negro.
Em relação a Everton Ribeiro, o contato enfim foi realizado com seus representantes. Titular na estreia de Tite e capitão da equipe, o jogador agrada não só tecnicamente, mas também por seu comportamento. Everton é considerado extremamente profissional e de ótima influência no dia a dia.
A análise é de que pode ainda contribuir bastante, ainda que tenha de ser dosada a sua participação aos 34 anos. O tempo de vínculo ainda está em discussão: um ou dois anos. Tudo depende das conversas sobre acerto financeiro.
Gabigol, por sua vez, tem conversas em bom andamento para aumentar o tempo de vínculo, atualmente válido até o fim de 2024. Há dúvidas em relação ao tempo exato, se os quatro anos do novo contrato seriam contabilizados a partir de 2025 ou já a partir do próximo ano, com a reformulação do acordo.
Certo é que haverá um reajuste, mas de que maneira, com quais bonificações e metas por conquistas é algo ainda em discussão. O clube entende que o jogador, de 27 anos e ídolo da torcida, deve permanecer. É, inclusive, um desejo do presidente Rodolfo Landim.
Se trabalha para as permanências de integrantes da geração de 2019, por outro lado a diretoria entende que há ciclos que vão mesmo se encerrar no fim de 2023. Filipe Luís e Rodrigo Caio não vão ter os seus contratos renovados .
O clube planeja homenagens a ambos pelas inúmeras glórias, mas as passagens vão se encerrar em dezembro. Filipe, de 38 anos, em entrevista, deixou aberta a possiblidade de se aposentar se não continuasse no Flamengo. Mas não se pronunciou mais sobre o assunto. Rodrigo Caio, de 30 anos, chegou a ter oferta do Cruzeiro no meio do ano, mas preferiu permanecer no Ninho do Urubu.
Próximos jogos do Flamengo
-
Vasco (C): 22/10, 16h (de Brasília) - Brasileirão
-
Grêmio (F): 25/10, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
-
Red Bull Bragantino (C): a confirmar - Brasileirão