Flamengo está há 30 anos sem ter técnico com trabalho que dure 100 jogos

Passaram 30 anos desde que um técnico do Flamengo sobreviveu à marca de 100 jogos seguidos pelo clube. O último foi Carlinhos, ídolo rubro-negro, na vez em que comandou a equipe entre 1991 e 1993. Desde então, poucos foram os treinadores que passaram pelo clube da Gávea e duraram mais de uma temporada. Nenhum deles bateu uma marca que se tornou corriqueira no calendário apertado do futebol brasileiro.

De agosto de 1991 a março de 1993, Carlinhos fez exatos 110 jogos pelo Flamengo . Intervalo em que conquistou o quinto título brasileiro da história do clube. Desde então, só dois treinadores chegaram perto de alcançar os 100 jogos, mas caíram antes: Zé Ricardo e Vanderlei Luxemburgo.

Técnicos com mais jogos seguidos no últimos 30 anos

  1. Carlinhos: 110 jogos
  2. Zé Ricardo: 89 jogos
  3. Vanderlei Luxemburgo: 82 jogos
    Fontes: Rotatividade dos técnicos e Flaestatística
carlinhos violino flamengo gávea — Foto: Globoesporte.com
1 de 3 carlinhos violino flamengo gávea — Foto: Globoesporte.com

carlinhos violino flamengo gávea — Foto: Globoesporte.com

A reportagem considerou apenas jogos em sequência, na mesma passagem de um treinador. Há outros que completaram 100 jogos, mas somados de trabalhos diferentes, Zagallo, Joel Santana e o próprio Luxa.

11 anos com mais de um técnico por temporada

Além da marca de jogos, outro dado que mostra melhor a frequência da rotatividade é o tempo concedido aos últimos treinadores. O último ano em que o clube começou e terminou uma temporada com o mesmo técnico foi em 2011. Foi durante a penúltima passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo clube, que durou do fim de 2010 a ao início 2012.

Vanderlei Luxemburgo - Flamengo  - 2011 — Foto: Alexandre Cassiano
2 de 3 Vanderlei Luxemburgo - Flamengo - 2011 — Foto: Alexandre Cassiano

Vanderlei Luxemburgo - Flamengo - 2011 — Foto: Alexandre Cassiano

Desde então, o Fla teve ao menos dois treinadores no mesmo ano. O mais movimentado desse período foi 2015, quando a equipe teve quatro comandos diferentes: Luxa, Cristóvão Borges, Oswaldo de Oliveira e Jayme de Almeida (este último finalizou a temporada de forma interina).

Gestão atual chegará à nona troca

Mesmo com sucesso grande, a diretoria atual não foge à regra. Desde 2019, quando o presidente Rodolfo Landim assumiu, nove técnicos passaram pelo clube, fora os comandos interinos.

Vítor Pereira em Fluminense x Flamengo pelo segundo jogo da final do Campeonato Carioca — Foto: André Durão/ge
3 de 3 Vítor Pereira em Fluminense x Flamengo pelo segundo jogo da final do Campeonato Carioca — Foto: André Durão/ge

Vítor Pereira em Fluminense x Flamengo pelo segundo jogo da final do Campeonato Carioca — Foto: André Durão/ge

O mais longevo foi o alvo principal para retornar ao comando do time: Jorge Jesus. De 2020 até agora, os rubro-negros tentaram substituir o Mister, mas não encontraram sucessor para satisfazer dirigentes e torcida. Seis tentativas depois, o clube tenta o retorno do Mister após a demissão de Vítor Pereira depois do vice-campeonato carioca.

A negociação já está aberta, mas Jesus pediu paciência a dirigentes do Flamengo . O técnico manifestou o interesse em cumprir o contrato com o Fenerbahçe, e voltar para o clube carioca somente em maio. Agora, o Fla avalia a espera, mas tabela e resultados do time nos próximos três jogos podem mudar panorama.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade