Flamengo enfrenta Ceará em palco que teve golaço de Arrascaeta e arrancada para o título brasileiro

O Flamengo entra em campo, neste domingo, para manter a liderança no Brasileirão. O duelo contra o Ceará, no Castelão, às 18h30, é válido pela 18ª rodada. Para o Rubro-Negro, a melhor lembrança recente em Fortaleza aconteceu no ano mágico de 2019: a vitória, com golaço de Arrascaeta, levou o time à liderança e abriu o caminho para o histórico título.

Na ocasião, o Flamengo venceu por 3 a 0: gols de Pablo Marí, Gabigol e Arrasceta, um golaço de bicicleta. Foi neste jogo que o time de Jorge Jesus chegou à primeira colocação do Brasileirão e não saiu mais. O Fla terminou campeão com a histórica campanha de 90 pontos em 38 rodadas - recorde do torneio desde 2006, ano em que passou a ser disputado por 20 clubes.

A bicicleta de Arrascaeta contra o Ceará — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Com Jorge Jesus, o Flamengo assumiu a liderança na 16ª rodada, com 33 pontos. Nesta temporada, com Filipe Luís, o Rubro-Negro retornou ao primeiro lugar na 17ª rodada, com 36 pontos. Antes, o time já havia ocupado a primeira posição, mas oscilou e caiu na tabela. Agora, luta para se manter na ponta da competição.

Seis anos se passaram, mas o Flamengo possui três remanescentes daquele elenco de 2019 que enfrentou o Ceará no Castelão. Arrascaeta e Bruno Henrique entraram em campo, enquanto Filipe Luís ficou no banco de reservas.

Esta foi a última vitória rubro-negra contra o Ceará como visitante. Em 2020, o Flamengo perdeu por 2 a 0 e, em 2021 e 2022, as equipes empataram: 1 a 1 e 2 a 2, respectivamente. Neste período, o Fla venceu os confrontos no Maracanã em 2019 e 2021.

Nesta partida contra o Ceará, o Rubro-Negro briga para conseguir a quarta vitória seguida pela primeira vez nesta edição do Brasileirão. O Flamengo já emplacou três triunfos consecutivos em duas oportunidades: Vitória, Grêmio e Juventude; Palmeiras, Fortaleza e São Paulo. O Fla tem uma rodada a menos e aguarda a definição da data para enfrentar o Sport.

Outro jogo importante entre as equipes foi na temporada de 2018. Curiosamente, o Flamengo assumiu também a liderança do Brasileirão. O Rubro-Negro venceu por 3 a 0 , com dois gols de Vini Jr, que na época tinha 17 anos, e um gol do então camisa 10, Diego Ribas.

Diego, comemoração, Castelão, Flamengo — Foto: Stephan Eilert/AGIF

O Flamengo entrou muito pressionado pelas más atuações e embarcou para o Ceará com protesto e atos de vandalismo no aeroporto. O capitão Diego Ribas foi um dos principais alvos da insatisfação da torcida no Aeroporto do Galeão. Durante participação do podcast do ge neste ano, o ex-jogador relembrou o episódio (veja no vídeo abaixo).

Diego não foi o protagonista da partida em termos técnicos, mas o seu gol foi o momento de maior destaque daquele confronto. Na comemoração, o camisa 10 correu e reverenciou a torcida rubro-negra e chegou a subir nas escadas para abraçar os torcedores. Depois do jogo, ele disse que, se fosse preciso, andaria escoltado para seguir com a camisa do Flamengo.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade