A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), em parceria com o Clube de Regatas do Flamengo, realiza neste domingo, 3 de maio de 2026, uma ação de mobilização e conscientização sobre o desaparecimento de crianças e adolescentes, antes da partida entre Flamengo e Vasco da Gama, no Maracanã. A iniciativa visa aumentar a visibilidade dos casos e sensibilizar a sociedade sobre a importância do engajamento coletivo.
Durante a ação, fotos de crianças desaparecidas serão exibidas no gramado e nos telões do estádio, permitindo que o público presente tenha acesso a essas informações. Além disso, familiares de algumas dessas crianças, especialmente mães que buscam por respostas, estarão presentes para reforçar a mensagem.
A escolha do mês de maio, que inclui o Dia das Mães, traz um caráter ainda mais simbólico à mobilização. Taciane Bezerra, presidente da FIA, comenta sobre a relevância da ação:
“Cada divulgação pública, como esta ação realizada no Maracanã, representa uma nova possibilidade de reconhecimento e de obtenção de informações que possam contribuir para um reencontro. Além disso, a presença das mães torna esse momento ainda mais simbólico por estarmos no mês em que celebramos o Dia das Mães.”
Luiz Henrique Oliveira, gerente do programa SOS Crianças Desaparecidas, também destaca a importância da parceria com o Flamengo:
“Quando o Flamengo se une a essa causa, utilizando toda a sua visibilidade e alcance, conseguimos projetar essas imagens em uma dimensão capaz de mobilizar a sociedade e reforçar que o desaparecimento de uma criança é uma responsabilidade coletiva.”
A mobilização busca manter o tema do desaparecimento de crianças e adolescentes em evidência e reforça o papel do esporte na promoção de causas sociais.