Adversários deste domingo, às 16h (de Brasília), pela sétima rodada do Brasileirão, Flamengo e Corinthians tiveram praticamente o mesmo número de treinadores desde novembro de 2019, quando se encontraram também no Maracanã, em jogo que mudou cenários no clube paulista.
Naquele domingo, o Flamengo de Jorge Jesus venceu por 4 a 1 com três gols de Bruno Henrique e encerrou a história de Fábio Carille à frente do Timão. Ali, a diretoria interrompeu o trabalho e sonhou em ter um futebol mais bonito. O clube carioca, rodadas depois, seria campeão.
Desde Jesus, que deixou o Flamengo em julho de 2020 para voltar à Europa, o clube carioca teve outros sete técnicos: Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Dorival Júnior, Vitor Pereira e, desde abril, o argentino Jorge Sampaoli.
Em São Paulo, desde a demissão de Carille naquele domingo, o Timão teve quase o mesmo número: foram oito treinadores. Pós-Carille, passaram pelo clube Dyego Coelho, Tiago Nunes, Vagner Mancini, Sylvinho, Vitor Pereira, Fernando Lázaro, Cuca e, desde 1º de maio, o experiente Vanderlei Luxemburgo.
Jorge Jesus e Fábio Carille foram rivais em 2019, há três anos e meio — Foto: ge
As contas excluem técnicos interinos que taparam breves buracos, casos de Maurício Souza, Fábio Matias e Mário Jorge, no Flamengo, e de Danilo Andrade, no caso do Corinthians .
Desde o jogo citado acima, Flamengo e Corinthians se enfrentaram dez vezes. Foram seis vitórias do Flamengo, duas vitórias do Corinthians e os dois empates da final da Copa do Brasil de 2022, que acabou com vitória dos pênaltis para o Rubro-Negro.
Vítor Pereira
Entre os treinadores, apenas um passou pelos dois clubes no período: Vítor Pereira. O português chegou ao Timão durante o Paulistão de 2022 para substituir Sylvinho e conseguiu alguns bons resultados: foi quarto no Brasileiro, levou o time às quartas da Libertadores e ficou com o vice da Copa do Brasil, em ambos os casos sendo derrotado pelo Flamengo.
Apesar de uma falta de sintonia com os jogadores, a diretoria do Corinthians fazia questão de renovar o contrato de VP, mas ele recusou a oferta e alegou que precisava voltar a Portugal por questões familiares, já que a sogra vinha muito doente e ele tinha de estar com a esposa e filhos.
Dias depois, porém, uma negociação com o Flamengo vazou na imprensa. Vitor Pereira foi contratado para o lugar de Dorival Júnior, que havia sido campeão da Copa do Brasil e da Libertadores. A passagem pelo Fla, porém, foi pífia: cinco títulos perdidos em quatro meses e só 18 jogos até a queda.
Vítor Pereira em Fluminense x Flamengo na final do Campeonato Carioca — Foto: André Durão/ge
A diferença nos títulos
Citado acima, Fábio Carille foi o último técnico campeão pelo Corinthians , no Campeonato Paulista de 2019. Desde então, o Timão teve um vice do Estadual em 2020, com Tiago Nunes e, na temporada passada, ficou no quase na final da Copa do Brasil, com Vítor Pereira, exatamente contra o Flamengo.
Em situação oposta, o Flamengo empilhou taças mesmo com as trocas de treinadores. Ao todo, foram dez títulos, contando o do Brasileirão e da Libertadores daquele ano, vencidos dias depois do duelo.
Vanderlei Luxemburgo é o atual técnico do Corinthians — Foto: Marcos Ribolli
Veja os títulos do Flamengo no período:
- Conmebol Libertadores 2019 e 2022;
- Recopa Sul-Americana 2020;
- Campeonato Brasileiro 2019 e 2020;
- Copa do Brasil 2022;
- Supercopa do Brasil 2020 e 2021;
- Campeonato Carioca 2020 e 2021.
Jorge Sampaoli é o atual técnico do Flamengo — Foto: André Durão