Rio - Além do Millonarios-COL, o Flamengo terá que enfrentar uma velha conhecida em sua estreia na Libertadores, no dia 2 de abril: a altitude. Para tentar combater os efeitos dos mais de 2.600 metros acima do nível do mar, o clube pretende embarcar para Bogotá, local da partida, horas antes da bola rolar. O planejamento foi revelado pelo preparador físico Fábio Mahseredjian.
"Nós sabemos o que envolve você jogar nessas chamadas altas altitudes. Quando você é exposto a esse tipo de ambiente, você logo hiperventila. Logo que você põe os pés em La Paz, na hora em que abre a porta do avião, você vai começar a hiperventilar", explicou Fábio à FlaTV.
"Os sintomas agudos dessa exposição começam a aparecer seis horas após essa exposição. É por isso que, provavelmente, nós vamos na hora do jogo. Estamos conversando para ver que conclusão podemos chegar e viabilizar essa logística", completou.
A altitude de Bogotá não será a maior que o Flamengo enfrentará na Libertadores. No dia 24 de abril, o clube carioca visitará o Bolívar-BOL em La Paz. A partida será no Estádio Hernando Siles, o segundo mais alto da competição, com 3.640 metros acima do nível do mar.
O Flamengo estreia na Libertadores no dia 2 de abril, às 19h (de Brasília), contra o Millonarios, no Estádio El Campín. Além do time colombiano e do Bolívar, o Palestino-CHI também será adversário do Rubro-Negro no Grupo E.