Do treino no dia em que virou pai ao primeiro gol, Viña se adapta aos colegas de Flamengo

Viña fez seu primeiro grande jogo pelo Flamengo contra o Bolívar. A derrota na altitude não ofusca o gol e a importante participação ofensiva num duelo em que fez boas combinações e mostrou força física para defender e aparecer no campo de ataque com frequência. Para atingir tal estágio, o uruguaio passou por um longo processo. Treinou até mesmo no dia em que se tornou pai, em 15 de fevereiro, quando nasceu Faustina .

O bom poder de marcação e a capacidade de jogar em alta intensidade fizeram Tite pedir a contratação de Viña, mas o jogador precisou de um intenso trabalho de fortalecimento muscular. Chegou ao clube recuperando-se de lesão no joelho direito sofrida em seu último jogo pelo Sassuolo, em 11 de dezembro de 2023 .

Até o fim da longa negociação ser oficializado por Flamengo e Roma, em 25 de janeiro, Viña limitou-se a trabalhos com fisioterapeutas. Entre a lesão e o primeiro treinamento em campo foram 46 dias.

Viña comemora gol marcado em Bolívar x Flamengo — Foto: REUTERS/Manuel Claure

Viña apresentou-se nos Estados Unidos em 25 de janeiro, fez trabalhos à parte do grupo nos três dias seguintes e voltou para o Rio. No dia 29, quando o plantel principal ainda estava na Flórida, realizou seu primeiro treinamento no Ninho do Urubu.

O primeiro trabalho com os companheiros aconteceu em 5 de fevereiro, mas participaram somente os atletas que não jogaram os 90 minutos do empate por 0 a 0 com o Vasco, no dia anterior.

Em acordo feito com a diretoria antes de assinar contrato com o Flamengo , Viña deixou o Rio em 13 de fevereiro para acompanhar o nascimento da filha, que veio ao mundo dois dias depois. Mesmo com a liberação, Viña treinou inclusive no dia em que Faustina o transformou em papai. Ao final de cada sessão realizada na Itália, ele enviava os dados para comissão técnica do Flamengo .

Viña, do Flamengo, e Florencia Velasco aguardam Faustina — Foto: Reprodução

A estreia de Viña aconteceu em 20 de fevereiro, quase um mês após a chegada na Flórida. Entrou aos 30 minutos do segundo tempo da goleada por 4 a 0 sobre Boavista. O primeiro jogo completo foi com conquista, a da Taça Guanabara, na vitória por 3 a 0 sobre o Madureira.

Antes das primeiras participações, Viña passou por intenso trabalho de fortalecimento muscular para prevenção de futuras lesões. O Flamengo preocupou-se em deixá-lo 100% para evitar o risco de novas complicações em face à lesão sofrida na Itália.

Varela, De la Cruz, Arrascaeta e Viña comemoram a conquista do Flamengo — Foto: Paula Reis/Flamengo

Conseguiu o aumento de força esperado e explosão, algo que o permitiu a alcançar as condições ideais para executar os pedidos em campo para realizar forte marcação e um jogo de intensidade. No momento atual, o Flamengo enxerga Viña pronto para desempenhar o melhor em todas as valências.

A pessoas próximas, o atleta diz se sentir 100% fisicamente e confortável dentro dos processos de Tite. Internamente ele tem sido elogiado pela evolução e pelo entendimento que tem conseguido rapidamente junto aos novos companheiros. Já entendeu que posicionamento o treinador espera dele e identifica o timing e o local onde os colegas gostam de receber as bolas.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte