Para muitos (ou quase todos) os principais favoritos ao título da CONMEBOL Libertadores , Flamengo e Palmeiras ganharam, juntos, os últimos quatro títulos, mas começaram suas campanhas em 2023 com derrotas logo na abertura da fase de grupos.

Ambos jogaram fora de casa: o Flamengo perdeu de virada por 2 a 1 para o Aucas , enquanto o Palmeiras caiu para o Bolívar por 3 a 1 .

Ver as duas maiores potências recentes do futebol sul-americano perdendo na mesma rodada não é algo comum ultimamente.

Para se ter ideia, a última vez que isso aconteceu na Libertadores foi em abril de 2019, há quatro anos, em partidas válidas pela terceira rodada da fase de grupos.

Na ocasião, o Flamengo perdeu por 1 a 0 para o Peñarol no Maracanã. O time carioca era dirigido por Abel Braga, ou seja, antes da chegada de Jorge Jesus ao Rio de Janeiro. A partida teve outros dois atrativos: Gabigol, que ainda não tinha virado ídolo, foi expulso, enquanto Darwin Nuñez, hoje no Liverpool , atuava pelo clube uruguaio.

Um dia antes, foi a vez do Palmeiras cair, também por 1 a 0, para o San Lorenzo na Argentina. Então campeão brasileiro, o Verdão era dirigido por Luiz Felipe Scolari e tinha um time completamente diferente do atual, com nomes como o zagueiro Antônio Carlos, o lateral Diogo Barbosa, o volante Bruno Henrique, o meia Moisés e também o atacante Felipe Pires.

De lá para cá, muita coisa mudou. Ainda em 2019, Abel Braga e Felipão deixaram os cargos, o que mexeu no planejamento das equipes. O Flamengo venceu a Libertadores em 2019 sob a batuta de Jorge Jesus, enquanto o Palmeiras foi bicampeão em 2020 e 2021 com outro português, Abel Ferreira. O Mengo voltou a ganhar em 2022, já com Dorival Júnior.