O Flamengo se prepara para um desafio histórico no próximo domingo (14), quando enfrentará o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O Mais Querido não vence o adversário em seus domínios há 28 anos, desde o dia 1º de outubro de 1997, quando um gol solitário de Iranildo, carinhosamente conhecido como ‘Chuchu’, garantiu a vitória por 1 a 0. Em uma entrevista exclusiva, Iranildo compartilhou suas impressões sobre o confronto e ofereceu conselhos valiosos para a equipe atual.
Dicas para quebrar o tabu
Iranildo, que fez parte da história do Flamengo, acredita que a chave para a vitória está na postura ofensiva. “A dica que eu dou é que o Flamengo jogue para cima, apertar lá em cima, marcação alta. Sem dúvida alguma vai acabar esse tabu agora nesse próximo jogo. E ‘vambora’, saudações rubro-negras, ‘tamo junto e misturado’”, afirmou o ex-jogador, que também elogiou o talento de Arrascaeta. “Arrascaeta é um dos melhores meias do Brasil há bastante tempo. A gente tem que elogiar muito. Ainda bem que está no Flamengo, vai passar bastante tempo vestindo a camisa 10”, acrescentou.
O frio como adversário
Iranildo relembrou que o clima frio de Caxias do Sul é um dos principais obstáculos para os jogadores. A previsão para o dia do jogo indica uma máxima de 23 graus e mínima de 13, mas, ao contrário do confronto de 1997, que ocorreu à noite, o atual será à tarde. “Jogar contra o Juventude lá é muito difícil, o frio também atrapalha muito. Essa é a principal lembrança que a gente tem dessa partida lá. O campo é apertado, a torcida apoia, e pelo frio, pela dificuldade que tem, sempre é difícil”, recordou.
Uma expulsão que quase virou vilania
Naquela partida de 1997, o Flamengo conquistou a vitória, mas Iranildo quase se tornou o vilão da história. Após o gol de Bruno Quadros, que desviou em Rodrigo e entrou, o ex-meia foi expulso aos 25 minutos do segundo tempo. “Amigo, para ser sincero, eu nem lembrava que eu fui expulso nesse jogo, para você ver. Caraca, então foi uma das minhas primeiras expulsões, hein? Pelo menos tem essa lembrança aí, só que eu não lembro. Faz parte, fazer o quê?”, divertiu-se Iranildo ao relembrar o episódio.
Retrospecto e expectativas
O Flamengo tem um histórico desafiador contra o Juventude como visitante, com apenas duas vitórias em 15 partidas, além de seis empates e sete derrotas. O último triunfo no Alfredo Jaconi ocorreu em 1995, quando o Flamengo venceu por 2 a 0, com dois gols de Sávio. No entanto, o torcedor rubro-negro pode se animar com o desempenho recente da equipe, que aplicou uma goleada histórica de 6 a 0 no primeiro turno deste Campeonato Brasileiro.
Neste domingo, a partir das 16h (horário de Brasília), o Flamengo tentará repetir a dose e quebrar um tabu que perdura por quase três décadas. Com a motivação de Iranildo e a força do elenco, a expectativa é de um grande espetáculo em Caxias do Sul.