Em um pronunciamento que surpreendeu os torcedores, o Flamengo anunciou um vídeo misterioso agendado para as 11h (horário de Brasília). As especulações sobre o conteúdo do vídeo foram muitas: renovação de Filipe Luís, rompimento com a Libra e outras novidades. No entanto, a verdadeira causa do pronunciamento é ainda mais especial.
Zico como porta-voz da Nação Rubro-Negra
Com Zico, o maior ídolo da história do clube, como porta-voz, o Flamengo pleiteia o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) de sua torcida como uma Nação. Os torcedores rubro-negros, que se autodenominam carinhosamente dessa forma, representam a maior torcida do mundo, com um número de adeptos que supera a população de muitos países.
No vídeo, Zico enfatiza a importância do reconhecimento simbólico-cultural da Nação Rubro-Negra. "Venho em nome da Nação Rubro-Negra declarar a intenção oficial do Flamengo em ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas como a primeira Nação simbólico-cultural do planeta. A Nação quer ser reconhecida oficialmente como uma Nação. Pleiteamos que a ONU reconheça que existe uma Nação que se forma, não pela geografia, mas pelo sentimento coletivo. Uma Nação que tem sua música, história, heróis, costumes, tradições e um povo espalhado por todo o planeta", destaca o ídolo em um importante trecho do vídeo.
Como apoiar a petição
Para que o Flamengo leve essa petição à ONU, os torcedores podem assinar acessando o site peticao.flamengo.com.br . No portal, é necessário cadastrar o e-mail e outros dados pessoais, e, em seguida, confirmar a assinatura. A mensagem no site oficial da petição ressalta a magnitude da Nação Rubro-Negra: "Se fôssemos um país, seríamos a 36ª população do planeta. Somos 45 milhões, unidos pela mesma bandeira, com heróis, costumes e tradições que atravessam gerações. O Flamengo não é um clube, é um povo. E merece ser reconhecido pelo que realmente é: uma Nação. Vamos levar à Organização das Nações Unidas (ONU) uma petição para que a Nação Rubro-Negra receba o título de primeira Nação simbólico-cultural do Mundo. O seu apoio é fundamental. Apoie #NacaoNaONU".
O movimento em prol do reconhecimento da Nação Rubro-Negra é um passo significativo na busca por um lugar especial na história do futebol e da cultura brasileira. A mobilização dos torcedores pode ser um divisor de águas, não apenas para o Flamengo, mas para o reconhecimento das torcidas como entidades culturais.