Flamengo bate o Botafogo e leva o Carioca de Basquete; Jogo teve confusão e paralisação

Em decisão tumultuada por fatores extra-campo, o Flamengo bateu o Botafogo na noite desta sexta-feira, desempatou a série melhor de três da final e sagrou-se campeão carioca de basquete pela 45ª vez. A partida terminou 83 a 74 para o Rubro-Negro, que chega ao seu 14º título consecutivo da competição.

Nos último segundos do primeiro quarto, uma confusão tomou conta do Tijuca Tênis Clube. Torcedores do Botafogo tentaram invadir o ginásio , que tinha torcida única, expediente comum em clássicos da modalidade no Rio. Seguranças particulares conseguiram evitar que o ginásio fosse invadido e impediram que rubro-negros saíssem para evitar maiores confusões.

Por conta da situação, a partida ficou paralisada por mais de uma hora. No momento em que tudo começou, o Alvinegro vencia a partida por 26 a 16. Após muita discussão entre dirigentes, arbitragem e torcida, as equipes voltaram à quadra e deram prosseguimento à partida.

O Flamengo voltou melhor e conseguiu encaixar seu jogo. Marquinhos, cestinha rubro-negro com 27 pontos, foi um dos destaques da partida. O armador argentino Franco Balbi, principal arma no perímetro da equipe, terminou com 12 pontos marcados.

Foi de Balbi uma das últimas cestas providenciais, no fim do último quarto, que garantiram a vantagem do clube da Gávea. O Botafogo chegou a encostar no placar por diversas vezes, com bom jogo do armador Coelho, mas não conseguiu reverter a vantagem rubro-negra.

Em nota, Flamengo garante todos os esforços por segurança

O Rubro-Negro divulgou nota sobre a confusão ocorrida no ginásio. O clube afirma que fez tudo que o regulamento exige com relação a segurança e repudiou "qualquer tipo de violência". Confira o comunicado na íntegra:

O Clube de Regatas do Flamengo vem a público reiterar que tomou todas as providências necessárias, inclusive de segurança, para a realização do Jogo 3 da Final do Campeonato Estadual de Basquete Adulto, nesta sexta-feira (4), no ginásio do Tijuca Tênis Clube.

Todas as demandas exigidas por regulamento pela Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro e pelos órgãos públicos competentes foram cumpridas para garantir a integridade da partida, que teve torcida única - sendo assim proibida a entrada de torcedores do Botafogo no ginásio.

Em determinado momento do primeiro quarto de jogo, integrantes de torcida organizada do adversário foram para a porta do Tijuca Tênis Clube, causando tumulto próximo à bilheteria.

A arbitragem imediatamente interrompeu a partida, que ficou paralisada por cerca de 1h30, até que um representante do 6º Batalhão da Polícia Militar deu garantia de segurança para o prosseguimento do jogo.

É importante frisar que havia 35 profissionais de segurança privada contratados pelo Flamengo no ginásio, número maior do que o exigido (um segurança para cada 100 torcedores).

Após o reinício da partida, os convidados e familiares de atletas do Botafogo ficaram em área isolada no ginásio, os portões de acesso à arquibancada foram fechados e não foi autorizada a entrada de mais nenhum torcedor ao Tijuca Tênis Clube.

Por fim, o Clube de Regatas do Flamengo reitera seu repúdio a qualquer tipo de violência e assegura a todos que não mediu esforços para garantir a segurança dentro do ginásio, local em que lhe cabe tal responsabilidade.

Fonte: Extra
publicidade
publicidade