Flamengo aposta na letalidade no início das partidas para avançar na Libertadores

Uma das principais críticas ao Flamengo há algumas temporadas é o problema crônico nas chances ofensivas. O time cria muito, mas não aproveita as oportunidades. Porém, um remédio observado ao longo das últimas semanas tem sido os gols marcados no inícios das partidas. Esse é um dos caminhos para hoje, às 21h30, no Maracanã, contra o Táchira, pela última rodada do Grupo C da Libertadores.

Segundo colocado, com oito pontos, o rubro-negro precisa só precisa vencer o frágil adversário venezuelano, que sequer empatou, para se classificar às oitavas de final. No entanto, um bom placar pode ajudar a equipe na briga pela liderança da chave.

Eficiência do Flamengo no início das partidas — Foto: Editoria de Arte
Eficiência do Flamengo no início das partidas — Foto: Editoria de Arte

Afinal, o primeiro colocado Central Córdoba visita simultaneamente a LDU. Como os argentinos têm apenas um de saldo a mais que o Flamengo (3 a 2), uma derrota simples aliada à vitória brasileira é suficiente. Nesse caso, os equatorianos (saldo de 1), precisariam triunfar ainda fazer mais gols para disputar a ponta.

Para evitar a tensão em um confronto aparentemente acessível, o rubro-negro conta com a letalidade no início dos jogos. Foi exatamente o que fez na rodada passada, no placar de 2 a 0 sobre a LDU, onde um tropeço poderia até significar uma eliminação precoce. Aos nove minutos, Léo Ortiz marcou e destravou os caminhos para Luiz Araújo selar o resultado no segundo tempo.

Essa situação não virou a regra. Contra o Palmeiras, por exemplo, o resultado de 2 a 0 foi construído na segunda etapa. Porém, ser letal no início está mais frequente na temporada. Em sete das últimas 14 partidas, o Flamengo balançou as redes antes de 15 minutos. O resultado do recorte é um aproveitamento superior a 90% e nenhuma derrota.

Pelo contrário, nas demais partidas, a estatística cai para cerca de 40%, e é onde se encontram as únicas duas derrotas de Filipe Luís nesta temporada: para Central Córdoba e Cruzeiro.

Após a vitória por 4 a 2 sobre o Botafogo-PB, que classificou o time às oitavas da Copa do Brasil — Danilo abriu o placar aos três minutos — o treinador se defendeu:

— Única coisa que podemos fazer é continuar dando os espaços e levando os jogadores até a área. Depois, que eles possam encontrar essas soluções e finalizar cada vez melhor, porque treinamos para isso — analisou Filipe: — O adversário também joga. O Juventude, o Corinthians e o Botafogo-PB nos deram certa facilidade. O jogo fluiu com mais naturalidade e mais facilidade depois do primeiro gol. Mas o nível do adversário fala muito — afirmou.

Danilo abriu placar com apenas três minutos em Botafogo-PB — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Danilo abriu placar com apenas três minutos em Botafogo-PB — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Em jogos anteriores a esse recorte, como nos triunfos suados fora de casa sobre Vitória e Táchira, ou o empate em casa com o Internacional, os gols demoraram demais a sair e aumentaram a ansiedade em campo. Já contra o Juventude e Corinthians, as goleadas por 6 a 0 e 4 a 0, respectivamente, começaram em blitzes aproveitadas no início.

Retornos e dúvidas

Hoje, o Flamengo conta novamente com mais de 60 mil torcedores para lhe empurrar rumo às oitavas. Além disso, Filipe terá novamente o volante Allan, recuperado de lesão na coxa direita. Suspenso contra o Palmeiras, Wesley também está à disposição e deve ser titular na lateral direita.

O meia Gerson ainda é dúvidas, mas há chance de ser relacionado. Já o lateral-esquerdo Viña (fase final de recuperação), os volantes Pulgar (coxa direita) e De La Cruz (joelho esquerdo), e o atacante Plata (joelho direito) seguem fora.

O Táchira sequer tem chances de ficar em terceiro no grupo para disputar a Copa Sul-Americana, e apenas cumpre tabela no Rio de Janeiro. A prioridade é a disputa da fase final do Campeonato Venezuelano, que tem jogo no sábado. Porém, a equipe já se classificou à decisão com antecedência.

Inscreva-se na Newsletter: Que Jogo É Esse

Inscrever
Fonte: O Globo
publicidade
publicidade