O Flamengo anunciou nesta quarta-feira (15) a contratação do atacante Juninho, de 28 anos, que estava no Qarabag , do Azerbaijão. O jogador assinou contrato até o fim de 2028 e é o primeiro reforço do Rubro-Negro para a atual temporada.

O atleta, que chega também para substituir Gabigol, agora no Cruzeiro , vai usar a camisa 23.

Juninho foi revelado pelo Athletico-PR . Ele nunca se firmou no Furacão. Durante o período em que teve contrato com o time paranaense, foi emprestado para Portimonense, de Portugal, Brasil de Pelotas, Grêmio Novorizontino, Figueirense e Vila Nova.

A última temporada em solo brasileiro foi em 2019. O atacante foi para o Estoril Praia, de Portugal, e, depois, para o Chaves, do mesmo país, onde atuou por três anos. No futebol português, uma mudança de posição ajudou: ele deixou de jogar como ponta e virou centroavante. Isso há somente dois anos.

Na temporada de 2022/23, ainda pelo Chaves, Juninho fez quatro gols em 32 jogos. O cenário mudou quando foi para o Qarabag. Na primeira temporada no Azerbaijão, em 2023/24, foram 31 gols em 55 partidas. Um deles foi marcante: contra o Bayer Leverkusen , em março do ano passado, pelas oitavas de final da Europa League . O jogo terminou empatado por 2 a 2, e o brasileiro se destacou também com uma assistência.

Na atual temporada, Juninho soma 11 gols em 25 partidas. Antes de o Flamengo entrar no negócio por sua contratação, o atacante estava com transferência praticamente acertada para o Sevilla , da Espanha, mas o jogador preferiu retornar ao Brasil quando soube do interesse rubro-negro.