O quarto – e possível último – reforço do Flamengo para a reta final da temporada 2024 chegou. O Rubro-Negro anunciou nesta sexta-feira (30), a contratação de Gonzalo Plata , atacante equatoriano de 23 anos que estava no Al Sadd , do Qatar.

O jogador se junta a Michael, Alex Sandro e Carlos Alcaraz , todos eles confirmados anteriormente e que oferecem ainda mais opções a Tite na briga pelos três títulos em disputa ( CONMEBOL Libertadores . Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro ).

No anúncio, o Flamengo brincou com Guayaquil, de onde o atacante é natural. O clube carioca relembrou a conquista da Libertadores, em 2022, cidade em que o Rubro-Negro levantou o tricampeonato da América.

Para fechar com o jogador, o Flamengo topou pagar 3,8 milhões de euros ( R$ 23,77 milhões ) por 50% dos direitos econômicos. O negócio pode chegar até 8,3 milhões de euros ( R$ 52 milhões ) caso Plata supere todas as metas previstas em contrato.

Há também, no acordo entre os clubes, o direito de mais valia ao Al Sadd. Isso significa dizer que, se o Flamengo vender o atacante, o time do Qatar ganha 30% do lucro da negociação.

Com passagens por Sporting e Valladolid , Gonzalo Plata terminou a última temporada com 12 gols e oito assistências em 33 jogos pelo Al Sadd. O nome dele também foi especulado no Corinthians , mas as negociações não evoluíram.

A ESPN já indicava o acerto entre Flamengo e Plata há alguns dias, e que o exame médico era a única coisa que faltava para o anúncio oficial.

Além da passagem pela Europa e também o Oriente Médio, o atacante jogou também no Independiente del Valle , onde iniciou a carreira, em 2018. Pelo Equador , ele tem 37 jogos, com 6 gols.

Nos últimos tempos, se afastou um pouco da seleção ao ser flagrado em uma boate de Nova York ao lado de Arboleda, zagueiro do São Paulo e também Kendry Paes, grande revelação do país nos últimos tempos, e que na época tinha apenas 16 anos. Depois disso, Plata e Arboleda não foram mais convocados pela seleção.

Próximos jogos do Flamengo: