Fla encara Coritiba para espantar pior início da história e crise com Dome

Tido por muitos como o dono do melhor elenco do Brasil, o Flamengo encara um cenário totalmente inesperado no início do Brasileiro. Com duas derrotas em dois jogos, o time encara hoje (15) o Coritiba, às 19h30, no Couto Pereira, de olho na primeira vitória e paz para o técnico Domènec Torrent.

A busca pelo triunfo é também a tentativa de não amargar a marca definitiva de pior início de Brasileiro em sua história. O clube nunca perdeu os três primeiros confrontos na competição - desde a década de 60.

"Dome" mal completou dez dias de clube e já recebeu um cartão de visitas. Após afirmar que não faria mudanças drásticas em relação ao trabalho de Jorge Jesus, Dome encarou a fúria do torcedor após a derrota por 3 a 0 para o Atlético-GO . Com mudanças de posicionamento e mexidas em peças, o Rubro-negro foi totalmente envolvido a a luz amarela foi ligada na Gávea.

Para aparar arestas e debater ideias, Torrent convocou uma reunião com os jogadores . O tom da conversa foi amistoso e treinador e jogadores expuseram pontos de vista. Apesar da pressão pelo início ruim, o vice de futebol Marcos Braz rechaçou qualquer possibilidade de uma mudança precoce do comando.

"O Jorge Jesus, sem querer comparar um trabalho com outro, teve 15 ou 20 dias para trabalhar. E o atual técnico teve três, quatro dias. O Flamengo confia no profissional que contratou, nos profissionais que chegaram junto com ele. O resultado não é o esperado, mas a diretoria e o presidente confiam no trabalho do treinador. Temos de entender que tem um tempo para isso ser maturado", disse o dirigente.

Para apimentar o clima, o ambiente no clube ficou conturbado depois de o comandante colocar em xeque o desempenho físico do grupo . As declarações foram mal recebidas por membros do departamento médico, profissionais da preparação e vice-presidentes do clube. Coube a Braz apaziguar os ânimos mais uma vez:

"Se fizer uma análise, o departamento médico e de fisiologia é reconhecido no Brasil e internacionalmente. De uma hora para outra tem problema com peso de atleta? Quando Jesus chegou, diziam que estavam tendo muito treinamento e que jogadores estavam se quebrando. Agora é jogador fora do peso. Esse departamento sempre funcionou bem. Eu confio nos atletas e nos profissionais da área. Eu, pessoalmente, vi os dados. Os dados não correspondem com qualquer tipo de falta de condicionamento".

O ruído de comunicação foi minimizado e contornado internamente, mas a cúpula de futebol não contava com um abacaxi inesperado que teria de ser descascado: uma proposta do Olympiacos por Rafinha . Em Goiânia, o jogador apresentou a oferta e sinalizou que iria mudar de ares. Ante a vontade do jogador e a cláusula de saída gratuita para a Europa, o Fla ficou de mãos atadas e perdeu uma de suas principais lideranças.

Diante do quadro momentâneo desfavorável, o jogo na capital paranaense ganhou ares de decisão para os rubro-negros. Já sem Rafinha e com Domènec no centro das atenções, o Flamengo precisa vencer para respirar aliviado e chutar o fantasma da crise para longe.

CORITIBA X FLAMENGO

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data/Hora: 15 de agosto de 2020, às 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Helton Nunes (SC)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)

CORITIBA: Wilson; Natanael (Jonathan), Rodolfo, Sabino, William Matheus; Nathan Silva, Matheus Galdezani, Ruy; Robson, Igor Jesus, Sassá. Técnico: Eduardo Barroca

FLAMENGO: César; João Lucas, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Domènec Torrent.

Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Fonte: Uol