Em coletiva realizada neste domingo, o técnico Filipe Luís destacou a intensidade demonstrada pelo Flamengo na temporada, após a vitória por 2 a 0 sobre o Juventude, na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo em Caxias do Sul quebrou uma escrita de quase 28 anos sem vitórias do Rubro-Negro na cidade.
— Nós pensamos jogo a jogo. Eu falei para eles durante essa última semana que, ao observar os treinos realizados durante a Data Fifa, me fez refletir muito. São jogadores que estão em uma temporada de nove meses. Ninguém alega cansaço, todos querem treinar e competem ao máximo durante a semana. Foi um nível muito alto de treinamento. Quando você vê isso, é um grupo que quer fazer história — afirmou o treinador.
Recusa de proposta do Fenerbahçe
Filipe Luís também comentou sobre a proposta recebida do Fenerbahçe, da Turquia, nos últimos dias. O treinador optou por recusar a oferta, e o Flamengo não demonstrou interesse em negociar. Embora tenha o desejo de trabalhar na Europa no futuro, Filipe entende que seu compromisso com o clube carioca ainda está em andamento.
— Primeiro, quando outros clubes ligam, me deixa muito feliz. Porque existe um reconhecimento do nosso trabalho e do que está sendo feito no dia a dia. Mas não é o momento. Eu sei o meu objetivo, tenho claríssimo tudo que eu quero para a minha vida e a minha carreira. Não era o momento. Obviamente que tenho um compromisso com esses jogadores e esse clube e quero honrar — explicou.
Flamengo em busca da liderança
Com a vitória, o Flamengo alcançou 50 pontos no Campeonato Brasileiro, mantendo-se na liderança, enquanto o Palmeiras ocupa a segunda posição com 46 pontos e duas partidas a menos. O Cruzeiro, que joga nesta segunda-feira, está em terceiro, com 44 pontos. Agora, o foco do Rubro-Negro se volta para a Libertadores, onde enfrentará o Estudiantes na próxima quinta-feira, às 21h30, no Maracanã. Para Filipe Luís, esse confronto é considerado o mais importante da temporada.
— Você fala bem quando diz que é o jogo mais importante do ano. Para mim, é. Dado o valor das quartas da Libertadores contra o Estudiantes. Depois de uma temporada incrível que estamos fazendo, claro que é o jogo mais importante do ano. Mas eu, sinceramente, só preparei o jogo do Juventude. A partir de amanhã, começaremos a estudar e trabalhar para ver quais são as melhores soluções para encarar o Estudiantes. Sem dúvida é um grande adversário, principalmente por ser uma das equipes argentinas que competem tão bem — afirmou o treinador.
Análise das atuações individuais
Filipe Luís também elogiou o desempenho de jogadores como Saúl, que tem se destacado na equipe.
— Estamos vendo o melhor Saúl. Talvez o melhor Saúl da sua carreira. Isso é mérito dele e do clube, que acreditou e pôde recuperar o potencial desse jogador. Ele está em um nível altíssimo. Acredito que sempre ter um filho motiva muito. Não esperava que, após todo esse esforço, ele jogasse com tanta qualidade — disse.
Sobre a escolha de Allan para o jogo contra o Juventude, o técnico explicou que a decisão foi estratégica, levando em conta o plano de jogo.
— Minha opção pelo Allan hoje foi estratégica pelo plano de jogo. Fazer vantagem em casa na Libertadores. Nenhum mata-mata se resolve no primeiro jogo, na minha opinião. Temos que estar na nossa melhor versão. Sabemos que não podemos cometer erros nesse primeiro jogo — ressaltou.
Compromisso com a evolução da equipe
Filipe Luís enfatizou a importância de manter e até melhorar o desempenho da equipe ao longo da temporada.
— Nosso objetivo é não só manter o desempenho, mas melhorar conforme vai passando o tempo. Com as correções, os vídeos, treinamentos e os conceitos novos que vamos implementando na equipe. A equipe tende a evoluir — afirmou.Ele também comentou sobre as mudanças na espinha dorsal do time, com a saída de jogadores importantes e a chegada de novos talentos.
— Mudou bastante a nossa espinha dorsal. A forma como o Flamengo joga hoje é praticamente idêntica à forma que a seleção brasileira jogou contra o Chile. É muito importante que os novos jogadores entendam rapidamente o modelo e o conceito que vão potencializar suas características — concluiu.Retorno de Arrascaeta e relação com a seleção uruguaia
Filipe Luís ainda falou sobre o retorno antecipado de Arrascaeta, que se destacou na seleção uruguaia.
— O Arrascaeta fez um jogo com a seleção num nível esplêndido mais uma vez. Quem ganha somos nós, o Flamengo, o Uruguai e o futebol. A relação com o Uruguai, mesmo sem se falar, está sendo muito boa — finalizou.Com a equipe focada e determinada, o Flamengo se prepara para os desafios que estão por vir, buscando manter a boa fase e conquistar mais títulos nesta temporada.