Danilo voltou ao time titular após quase dois meses, participando da vitória por 2 a 0 sobre o Juventude, neste domingo (14). A última vez havia sido em 20 de julho, contra o Fluminense. Em entrevista pós-jogo, o zagueiro falou sobre seu papel de liderança no elenco e até revelou cobrança feita a Samuel Lino.
— Certamente está mudando muito isso. Muita gente está indo para esse caminho (de conscientizar o próximo). Fico muito satisfeito que muitos colegas estão se preparando bastante, entendendo muito mais o contexto não só do futebol, mas da realidade do nosso país, o que a gente vive em todas as esferas. Penso que isso é muito importante. Obviamente, quando eu vim para o Flamengo, na conversa com o Filipe (Luís), entendia que a minha responsabilidade era muito maior. Aceito essa responsabilidade e a vivo diariamente. Tenho que dar exemplo nos treinamentos, na forma de lidar internamente —, disse Danilo.
— Também no meu papel na Seleção Brasileira, seguia uma conduta de responsabilidade e servir de exemplo para os mais novos. De motivação, de empenho. Sou chato. Falei com o Lino, que perdeu duas bolas, ‘dei na cabeça’ dele. E vou se ele perder bola que não deve, e ele pode falar comigo se eu facilitar. É assim que a gente cresce e consegue um grupo vencedor. Está sendo muito prazeroso viver no Flamengo, conviver com os garotos da base, a cultura do que é ser Flamengo. Espero que eu possa estar sendo benéfico para o Flamengo —, acrescentou.
Danilo disputa posição com Léo Ortiz e Léo Pereira, além de ter enfrentado problemas físicos na temporada. Contra o Juventude, completou sua 19ª partida com a camisa rubro-negra, somando três gols e uma assistência. No Alfredo Jaconi, viu Arrascaeta e Emerson Royal decidirem a vitória pelo Brasileirão.