Filipe Luís terá um período essencial para ajustar o Flamengo antes da retomada da temporada. A pausa para a Data Fifa chega em boa hora para o técnico, que busca corrigir os erros após a derrota por 1 a 0 para o Bahia, fora de casa, e preparar o elenco para os desafios que se aproximam.
“Precisamos desses dois, três dias agora que vamos ter para limpar a cabeça do que aconteceu hoje. É muito importante ter esse descanso para a gente poder trabalhar, trabalhar vários conceitos, corrigir várias coisas que temos que fazer na nossa equipe para poder afrontar essa reta final que é muito dura e muito importante para a gente ainda. O final da temporada vem pela frente e o melhor está por vir”, afirmou o treinador.
O intervalo será benéfico especialmente para jogadores que vêm de alta carga de partidas, como Léo Pereira e Léo Ortiz. A dupla de zaga tem sido presença constante em campo e raramente consegue descanso, Léo Pereira, inclusive, ficou de fora contra o Bahia por suspensão.
Outros nomes que devem aproveitar o período para recuperar o ritmo ideal são Saúl, Samuel Lino, Gonzalo Plata e Arrascaeta. O camisa 10, artilheiro da equipe e em grande fase, vem mostrando sinais de desgaste, assim como Samuel Lino, que começou bem no clube, mas caiu de rendimento e passou a ser alvo de críticas, inclusive com pichações no muro da Gávea com a frase “Lino peladeiro”.
Saúl também ficou de fora do último duelo devido a dores no tornozelo direito, enquanto Gonzalo Plata já acumula 2.833 minutos na temporada e precisa de tempo para descansar.
Outro ponto de atenção é Erick Pulgar. O chileno se recupera de uma fratura no quinto metatarso do pé direito a mesma lesão que Neymar sofreu em 2018 e ainda não voltou a campo desde a derrota para o Bayern de Munique, nas oitavas do Mundial de Clubes. A expectativa é que, com a pausa, ele tenha condições de retornar contra o Botafogo.
Entre as prioridades do técnico está a recuperação do bom nível de Samuel Lino. Desde sua estreia empolgante contra o Atlético-MG e a goleada por 8 a 0 sobre o Vitória, quando marcou dois gols e deu três assistências, o atacante caiu de rendimento. A pausa pode ser decisiva para que ele volte a ser decisivo.
Outro ponto que precisa de ajuste é a finalização. O Flamengo vem sofrendo com baixa efetividade nas conclusões, demonstrando preciosismo e excesso de passes até o arremate. Nos últimos cinco jogos, o time marcou apenas três gols, passando em branco em três deles. O aproveitamento precisa melhorar para que o time volte a vencer com consistência.
O ataque, inclusive, vive um jejum preocupante. Nenhum centroavante marcou nos últimos cinco jogos, o último foi Pedro, contra o Estudiantes. Desde então, apenas Luiz Araújo, Arrascaeta e Carrascal balançaram as redes.
Durante a Data Fifa, Filipe Luís pretende trabalhar tanto o físico quanto o psicológico dos atacantes, para que voltem a ser decisivos e o Flamengo recupere sua força ofensiva rumo à reta final da temporada.