Copa Sul-Americana: o histórico dos clubes brasileiros


A Copa Sul-Americana 2025 está chegando à fase final. Infelizmente, o tricolor carioca caiu diante do time argentino , Lanús, nas quartas de final em jogo disputado no Maracanã. Para as semifinais, Lanús terá a torcida rubro-negra, que abraçou os argentinos na vitória emocionante no templo sagrado do futebol mundial contra o Fluminense. Mas a esperança brasileira pelo campeonato deste ano não está acabada… Ainda temos um representante nacional na disputa do campeonato 2025, o Atlético Mineiro. O Galo ganhou por  3 a 1 no placar agregado nas quartas. O Atlético Mineiro vai encarar o Independiente del Valle do Equador no dia 22 de outubro na semifinal e segue sendo o fio de esperança brasileiro na competição. Será que dará Brasil levantando a taça em novembro? Se sim, o Atlético será o quinto campeão brasileiro do torneio. Quais são os outros? É isso que te contamos agora!


História da Sul-Americana

Fundada pela Conmebol, a Copa Sul-Americana foi criada em 2002 e teve o San Lorenzo se consagrando campeão em sua primeira edição. Com 23 anos de história, a competição conta com a participação de 10 associações de futebol e cerca de 53 times a cada ano. Seus maiores campeões são os clubes argentinos Independiente e Boca Juniors, a LDU do Equador e o Athletico Paranaense, claro, do Brasil. Cada time conta com 2 títulos cada.


Para participar da Sul-Americana, os times brasileiros selecionados são os seis melhores colocados no Brasileirão do ano anterior que não foram qualificados para a Libertadores da América. Para a Libertadores, os seis primeiros colocados são qualificados. Ou seja, os times que terminarem o campeonato brasileiro em sétimo, oitavo, nono, décimo, décimo primeiro e décimo segundo colocados são então selecionados para representar o Brasil na Sula.


Historicamente, as apostas Copa Sul-Americana são outro destaque da competição. Isso se deve ao torneio englobar diversos times de diferentes países e sempre entregar partidas equilibradas. O fato da Sul-Americana também costumeiramente oferecer resultados surpreendentes também aumenta o interesse dos apostadores e assim movimenta o mercado da aposta esportiva.

Campeões brasileiros

Ao longo da história da competição, apenas quatro times brasileiros ganharam a Sul-Americana:


2008 - Internacional

2012 - Sao Paulo

2016 - Chapecoense

2018, 2021 - Athletico Paranaense


O Athletico Paranaense é o único time brasileiro que já levantou a taça da competição duas vezes. Em 2018, o rubro-negro paranaense enfrentou o time colombiano, Junior, já em 2021, eles ganharam a competição em cima do brasileiro Red Bull Bragantino por 1 a 0.


Chegaram à final, mas não levaram a taça

Uma das finais mais marcantes da história da Sul-Americana foi em 2009. O Fluminense foi vice-campeão, perdendo para a LDU na final. Na ocasião, o jogo de ida foi na casa dos equatorianos e eles levaram a partida com confortáveis 5 a 1. O jogo de volta foi no Maracanã e foi uma verdadeira guerra. O tricolor carioca marcou três gols, mas não foram suficientes para levar o caneco. No placar agregado, a LDU se sagrou campeã por 5 a 4.


Outros times brasileiros que quase chegaram lá são Goiás, Ponte Preta, Fortaleza, São Paulo, Red Bull Bragantino e… o Flamengo.


E o Flamengo?

O rubro-negro carioca participou da competicao diversas vezes, mas seu aproveitamento é historicamente fraco. Em sua melhor campanha, chegou à final de 2017 e enfrentou o time argentino, Independiente, perdendo por 3 a 1 no placar agregado. A derrota foi dolorosa, já que o Flamengo estava diante de sua torcida no Maracanã.


Como está disputando a Libertadores este ano, o Flamengo não participou da Sul-Americana em 2025.


Curiosidades sobre a Sul-Americana

Na América do Sul, a Copa Sul-Americana é considerada a segunda maior competição de clubes do continente, ficando atrás apenas da Libertadores. O prestígio de levar o caneco se iguala ao esplendor da UEFA Europa League no velho continente.


Já sobre o desempenho dos times brasileiros, podemos dizer que varia bastante. Entre bons e maus anos, os clubes nacionais têm enfrentado mais dificuldades de conquistar o título nos últimos tempos, apesar de sempre participarem e frequentemente passarem da fase de grupos. A performance dos times brasileiros costuma ser melhor na Libertadores do que na Copa Sul-Americana, mas ainda estamos escrevendo a história do futebol verde e amarelo e, como brasileiros, esperamos que mais clubes nacionais irão conquistar o título nos próximos anos. E quem sabe, o Atlético Mineiro não entrega mais um campeão brasileiro da Copa Sul-Americana ainda este ano?


Powered by Froala Editor

Fonte: NETFLA