O presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recebeu na terça-feira (14) um pedido com a assinatura de 205 parlamentares para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis casos de manipulação de resultados no futebol brasileiro .

A iniciativa vem na esteira da operação " Penalidade Máxima ”, comandada pelo Ministério Público de Goiás no último mês para apurar possíveis fraudes em três partidas da Série B do ano passado.

O pedido entregue na terça à presidência da Câmara é de autoria do deputado Felipe Carreras (PSB-PE) e conta com mais assinaturas do que as 171 necessárias para protocolar o pedido da CPI.

O texto do requerimento aponta a necessidade de se apurar "fatos gravíssimos" sobre a atuação de possíveis grupos criminosos que subornam atletas para agirem em campo de acordo com interesses de apostadores.

No caso investigado em Goiás, jogadores receberam cerca de R$ 150 mil para acatarem ordens como, por exemplo, cometer pênaltis no primeiro tempo das partidas.