Exigência de Sampaoli, contundência do Flamengo é comemorada pelo treinador

Sampaoli elogiou o aproveitamento das oportunidades pelos jogadores do Flamengo , após a goleada sobre o Vasco por 4 a 1 , nesta segunda-feira, no Maracanã. Nas últimas entrevistas coletivas, o técnico demonstrava descontentamento com a precisão de seus jogadores na conclusão de jogadas, mesmo quando a equipe atuava bem.

- Me deixa muito feliz porque em um clássico é importante a contundência. O time tem que melhorar muito sobre a distância no jogo, pressionou muito bem, mas encontramos muitas entrelinhas, isso gerou muito ataque à linha de cinco. No segundo tempo, o time baixou o pouco. No final, fez o mesmo que o primeiro tempo, mas eu penso que o time tem que evoluir na quantidade de passes e na precisão - disse o treinador.

No último jogo do Flamengo pelo Brasileiro, no empate por 1 a 1 contra o Cruzeiro, o técnico chileno ficou frustrado com as chances desperdiçadas por sua equipe. Ainda assim, em entrevista, ele elogiou os esforços de seus jogadores e afirmou que, quando o time tivesse o mínimo de precisão para concluir, "obviamente iria ganhar". Contra o Vasco, a projeção valeu.

Sampaoli, depois de Vasco x Flamengo, pelo Brasileiro — Foto: Fred Gomes/ge
1 de 1 Sampaoli, depois de Vasco x Flamengo, pelo Brasileiro — Foto: Fred Gomes/ge

Sampaoli, depois de Vasco x Flamengo, pelo Brasileiro — Foto: Fred Gomes/ge

Sem poder contar com Gabigol, que está se recuperando de uma lesão no quadriceps esquerdo, o técnico escalou Pedro como titular. O atacante não foi um dos destaques da partida, mas saiu com um gol na conta, depois de dar um leve toque na bola em chute de Ayrton Lucas. Questionado sobre a possibilidade de escalar Gabigol e Pedro juntos, o técnico afirmou que o camisa 9 ainda precisa se adaptar ao novo estilo do time:

- São dois jogadores diferentes. Um (Pedro) mais da área e Gabi sai para jogar. Entendo que o Pedro tem muita capacidade de encarar o gol. E tem que entender o circuito de jogo dessa nova ideia, que vai favorecer sua capacidade goleadora. Enquanto Gabi é um jogador que historicamente é um extremo que também é 9, e sai muito mais para jogar. Parte de um lugar diferente. Comparar é difícil, mas o tempo dirá se os jogadores vão jogar juntos ou se um dos dois pode ser melhor para o time.

Depois de um início de pressão do Vasco, o Flamengo reagiu e começou a goleada com um golaço do chileno Erick Pulgar, que recebeu a bola na entrada da área e meteu um chute no ângulo. Para Sampaoli, o jogador tem demonstrado crescimento em várias áreas.

- O plano de jogo defensivo era que o Pulgar que se colocasse entre os meio-campistas porque o Vasco é o time que mais cruzamentos faz no Brasileirão. Então, precisava proteger essa zona, e Erick controlou bem ali.

- É valorizar seu esforço e sua troca de realidade porque ele mudou a imagem dele com a torcida, com o clube e hoje é um jogador muito reconhecido e importante. E conquistou isso com muito esforço. Estou feliz por ele e acho merecido sua volta à seleção chilena. Que entregue lá tudo que está rendendo aqui.

Com o resultado, o Flamengo chegou a 16 pontos, na quinta posição do Campeonato Brasileiro. Na próxima quinta-feira, a equipe volta ao Maracanã para enfrentar o Racing, pela Libertadores.

Confira outras respostas do treinador do Flamengo :

Confronto com o Racing

- Um jogo muito difícil para nós, mas queremos a classificação na Liberadores. Então, nos recuperamos no Brasileirão e classificamos na Copa do Brasil e agora vamos tentar classificar na Libertadores. Mas como falo sempre, falta muita coisa e aproveitar a parada para fazer muitos treinamentos para levar o time a uma ideia consolidada. Então, a vitória sempre ajuda nisso.

Desempenho de Ayrton Lucas

- É o melhor jogador (Ayrton Lucas) do time em seu rendimento e é um jogador jovem que tem um grande futuro, não só no Flamengo , mas na Seleção Brasileira. Espero que seu crescimento siga como está agora.

Condição física de Bruno Henrique

- Está voltando, então seu processo de preparação ainda está longe de sua realidade. Esperamos que com o tempo possamos reencontrar esse jogador, que foi muito importante para o clube.

Cebolinha

- Hoje, para um jogador é muito importante a confiança. E o Flamengo é um clube que pede o tempo todo rendimento. Jogador que tem muita capacidade, mas a sua cabeça cede à pressão popular. Penso que Cebolinha é um jogador que tem muita qualidade, que pode dar muito mais do que dá hoje, e é minha responsabilidade que isso aconteça.

Se a atuação de hoje está perto do que pensa para o time

- Eu penso que no primeiro tempo teve muita contundência, teve mais domínio e mais controle do jogo. O time ganhou, fez quatro gols no clássico no primeiro tempo... Falar também da qualidade dos jogadores quando tem tempo dentro de campo criam muitas coisas.

Transições em profundidade - nova forma de jogar

- É um forma de sair da pressão do rival, que exige. Modificar a forma estrutural do rival de pressão e transição era o objetivo do jogo, mas isso é uma parte do jogo. Creio que o time vai melhorar, se melhorar a distância do jogo. Hoje os passes foram longe e fez com que ativássemos a transição contra um rival que é forte nisso. Então, é compreender os tempos de ataque no jogo. Quando um time compreende onde jogar vai ser melhor - curto ou longe.

Qual desafio para encarar a Libertadores?

- Precisamos ter mais controle do jogo. Jogo precisar ser jogado como nós queremos e isso ainda oscila. Temos que ter esse domínio, e isso tem a ver com o volume de jogo, como fez com o Vasco, controlando a bola. Se o time joga no Brasil e em Libertadores transitando o tempo todo, vai correr risco de ganhar e perder jogo.

Maior evolução do Flamengo desde que chegou

- Creio que a evolução foi marcada quando o time saiu da fragilidade e agora é mais competitivo, mas agressivo, mais vertical. Ainda não domina o jogo posicional e precisa correr muito mais do que joga.

Nível físico para a nova ideia de jogo

- Acho que sim. O time tem compromisso com o escudo, com eles mesmos, o nível de desfrutar e ter alegria para jogar e ajudar o time é muito grande. Isso ajuda os jogadores, que têm grande capacidade e transmitem essa condição."

Pulgar e a responsabilidade defensiva

- O plano de jogo defensivo era que o Pulgar que se colocasse entre os zagueiros porque o Vasco é o time que mais cruzamentos faz no Brasileirão. Então, precisava proteger essa zona e Erick controlou bem ali. Valorização seu esforço e troca de realidade porque ele mudou a imagem dele com a torcida, com o clube, e hoje é um jogador muito reconhecido e importante, e conquistou isso com muito esforço. Estou feliz por ele e acho merecido sua volta à seleção chilena graças a tudo que está rendendo aqui.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte