Barcelona e Galatasaray começam a decidir vaga nas quartas de final da Europa League com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

Domènec Torrent não conseguiu lidar no Flamengo com a pressão de suceder um trabalho vencedor como o de Jorge Jesus. Cerca de um ano e meio depois de sua demissão, o ex-auxiliar de Pep Guardiola se vê mais uma vez substituindo um treinador multicampeão... E tendo que lutar pelo emprego.

Dome comanda o Galatasaray desde o início de 2022 e viverá, nesta quinta-feira, um de seus maiores desafios: enfrentar o Barcelona , no Camp Nou, no jogo de ida das oitavas de final da Europa League – a partida terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ às 17h (horário de Brasília).

O antigo braço-direito de Guardiola, claro, sabe bem o que terá pela frente, já que passou cinco anos no clube catalão, acompanhando o hoje técnico do Manchester City desde o Barcelona B.

É curioso que no banco de reservas adversário estará Xavi, com quem Dome trabalhou ainda como jogador. Mais do que isso: o ex-meio-campista é o jogador que o hoje treinador do Galatasaray gostaria de ter a inteligência caso pudesse formar um “jogador perfeito”.

“É difícil, mas diria o Xavi. Ele dominou o jogo, ele decidia o ritmo no Barcelona. É um jogador que sabia quando tinha que jogar rápido, jogar curto ou manter a bola. Antes de a bola chegar, ele já sabia qual o melhor passe a ser feito”, disse, em 2020, ao site The Athletic .

“É um cara muito inteligente, incluindo no vestiário. Ele sabia como se dar bem com todo mundo e ser firme quando precisava. Mas, em campo, ele decidir o ritmo do jogo”, complementou Dome, quando desafiado a responder quem daria a “inteligência” a seu “jogador perfeito”.

Os caminhos dos dois, claro, se separaram quando Guardiola deixou o Barcelona, e Dome o acompanhou no Bayern de Munique e no City. Mas, no reencontro nesta quinta, os momentos também são bem distintos: enquanto Xavi parece devolver ao Barcelona seus bons momentos, o ex-Flamengo se vê diante de uma sequência que pode definir sua demissão.

Ao chegar no Galatasaray, a missão de Dome já não era fácil. Ele foi contratado para o lugar de Fatih Terim, que é simplesmente um dos maiores nomes da história do clube de Istambul – em contraste com o que aconteceu no Flamengo pós-Jesus, porém, a passagem do antecessor, sua quarta pela equipe turca, não foi das melhores em termos de resultados.

O problema é que Dome tem um dos piores aproveitamentos de um treinador na história do Galatasaray. Logo na chegada, foram três derrotas seguidas e um empate. Até vieram duas vitórias, contra Goztepe e Cayzur Rizespor, mas no último fim de semana, novo réves, 2 a 0 para o Konyaspor. O maior campeão da Turquia é só 12º no campeonato de 20 clubes.

Tendo vencido apenas times na zona de rebaixamento da Superliga da Turquia, sendo um deles o lanterna, Dome tem chance de ouro na Europa League. O Galatasaray, ainda com Fatih Terim, avançou na primeira fase como líder de seu grupo e eliminar o Barça terá um peso enorme.

O problema é que isso parece ser uma “obrigação” para Dome aliviar a pressão. Isso porque a direção do clube se reunirá em assembleia no próximo dia 26 de março e, caso o futebol não vá bem, as cobranças devem ser intensas. Os jogos que o Galatasaray até lá? A ida e a volta contra o Barcelona e um clássico contra o Besiktas entre eles.

Se Domènec Torrent seguirá técnico do Galatasaray depois desse período, só o tempo dirá... Mas tudo começa nesta quinta contra o Barcelona de Xavi.