Com um elenco estrelado, o Flamengo entrou em 2023 com a perspectiva de conquistar o tão sonhado Mundial de Clubes . No entanto, a queda precoce ainda na semifinal para o Al Hilal , somada às derrotas nas decisões da Supercopa do Brasil e CONMEBOL Recopa , para Palmeiras e Independiente del Valle , respectivamente, fez a torcida ir do apoio às críticas fortes ao elenco.
Para um ex-jogador do clube, que conhece bem a pressão do torcedor, é a hora dos demais atletas se espelharem em Gabigol, 'botar a cara' e mudar.
Em entrevista ao ESPN.com.br , Lê, autor do gol que valeu o título da Mercosul em 1999 sobre o Palmeiras, criticou o elenco e afirmou que as demais estrelas do elenco deveria dividir o protagonismo com o camisa 9 para 'sacudir' internamente e buscar uma mudança.
"É o que eu estou falando de protagonizar a coisa. Na hora ruim é botar a cara. Agora é a hora de botar a cara. Nem que faça uma reunião entre eles. Tem que mudar. Do jeito que está, não está legal. O Gabigol pode não ser aquela fineza técnica, mas entrega demais. A gente pode esperar dele que vai acontecer. É artilheiro, está com a bola, personalidade do c*****. Então tem que pegar o que ele faz e quem não está fazendo tem que fazer igual a ele. Pegar como exemplo. Campeonato Brasileiro está às portas. Não dá para perder clássico. Em três campeonatos a gente não ganhou. Perdemos os três! Como que o Flamengo perde três finais? Torneios curtos, copas. A gente perdeu. Tem que rever bastante coisa, tem que sacudir", começou por afirmar, antes de pedir com urgência a contratação de um camisa 5.
"Não sei se é tirar o técnico, trocar 22 não vão. Não sei se tem que pensar nisso já. Tem que ter diálogo. Se não está dando certo, é falar: 'Mister, por que não faz assim? A gente deu certo assim'. Pega os jogos que deram certo. Mas, para começar isso, urgentemente, tem que contratar um pitbull ali. Um número 5 que vai fazer o trabalho sujo, que vai tomar o amarelo, dar o carrinho, bumbum no chão mesmo. Tem que ter. Só jogador de técnica a gente não vai conseguir não", completou.
'Gerson veio para jogar de quê?'
Para a temporada, Gerson retornou ao Flamengo em um negócio com o Olympique de Marselha que girou em torno de R$ 92 milhões e foi anunciado sob muita expectativa após ser um dos grandes nomes da equipe de Jorge Jesus, em 2019, que conquistou o Brasileirão e a CONMEBOL Libertadores .
No entanto, para Lê, o ' Coringa ' ainda não mostrou a que veio. O ex-atacante Rubro-Negro questionou em qual posição o jogador pretende jogar.
"O Gerson é outra situação. Ele veio para jogar de quê? Veio para jogar de 10? Ele veio para ajudar em que situação? Porque para frente está uma beleza, a gente cria, põe bola na trave. O problema é para trás, quando é a volta, a recomposição. Está faltando sempre alguém, e o Gerson é a mesma situação. Braz falou que ele não fracassou porque ele bancou. Marcos Braz bancou o Gerson. E ele não está dando respaldo, não sei se tem que readaptar, mas ele não ficou muito lá para ter essa readaptação aqui", disse Lê, antes de voltar a pedir a chegada de um camisa 5 para dar pegada ao meio-campo do time.
"Quem tem que botar são os figurões, se eles não estão segurando, não sei o que vai acontecer. Eles que têm que segurar o elenco e a bronca. A hora de trabalhar bastante e pontuar os erros. A gente joga com dois centroavantes, não sei se é a hora de colocar mais um ponta. Não pode botar 100% na diretoria. Foram no Varela, Pulgar, e os caras não funcionaram ainda. Era ele que a expectativa dele assumir a 5, mas também não funcionou, machucou. Não acho que ele tem o perfil de pegador, ele toca."
"Tem que ter esse pegador. Todo time do Flamengo, tirando 2019 que o Arão não era esse 5, mas o time era organizado. Todo time do Flamengo teve um 5, não interessa quem fosse, mas tinha um 5. Era o Márcio Araújo, era Leandro Ávila, era o Willians. Jorginho na minha época. É esse cara do 'papel sujo' ali para os meias jogadores. A bola não está chegando limpa. É um montão de pouca coisa, de detalhe, que faz uma diferença danada", finalizou.
Próximo jogo do Flamengo
-
Fluminense (C) - 08/03, 21h10 - Campeonato Carioca