Multicampeão pelo São Paulo enquanto atleta, incluindo duas CONMEBOL Libertadores e dois Mundiais de Clubes, em 1993 e 2005, o ex-goleiro Rogério Ceni está perto de completar uma década na função de treinador. E tudo teve início no fim de 2016 , no próprio Morumbis.

Atualmente no Bahia , Ceni está à frente de um processo de reformulação junto do City Football Group após uma temporada de 2023 que terminou "no sufoco" para o treinador de 51 anos, uma vez que o Esquadrão de Aço se livrou do rebaixamento apenas na última rodada do Brasileirão .

O ex-arqueiro ainda passou por Cruzeiro , Fortaleza e Flamengo , ganhando títulos nos dois últimos, entre eles a Copa do Nordeste (2019), Série B (2018) e Brasileirão (2020).

Lateral-direito do São Paulo de 2006 a 2008 , o equatoriano Néicer Reasco conheceu Rogério nos bastidores durante a sua passagem pelo Brasil e, inclusive, foi campeão ao seu lado, nos Brasileiros de 2006 e 2007 , com Muricy Ramalho no comando.

Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br , o ex-defensor lembrou do período ao lado do lendário goleiro são-paulino e avaliou o desempenho de Ceni agora como treinador. E Reasco deu uma opinião sincera, afirmando que o ex-companheiro ainda tem alguns aspectos a melhorar na função.

"Na verdade, pela sua liderança, que era um jogador que sempre estava falando com a gente, mas não acreditava que ele seria técnico. Agora mesmo ele não foi bem em clubes grandes, mas acredito que em times pequenos ou de meio de tabela ele vai bem, enquanto vai ganhando mais experiência", começou por dizer.

O ex-companheiro de Ceni ainda lembrou de sua passagem pelo Flamengo, onde, apesar das conquistas, viveu momentos de turbulência acabou demitido em 2021 , dando lugar a Renato Gaúcho , que terminou vice da CONMEBOL Libertadores para o Palmeiras no mesmo ano.

"Uma coisa é falar com os jogadores como amigos, companheiros, outra é falar como chefe. Acredito que ele, na minha forma de ver o futebol, errou no Flamengo. São experiências que ele vai tendo para em breve aplicá-las da melhor maneira", finalizou.

Após uma pré-temporada na Inglaterra, no CT do Manchester City , Ceni estreou oficialmente pelo Bahia em 2024 e foi com goleada por 5 a 0 sobre o Jacobina, na Fonte Nova, pelo Campeonato Baiano .