Evertton Araújo enche os olhos de Filipe Luís no Flamengo e sai na frente por vaga na final

Para quem estava na expectativa de ver Alcaraz como o substituto do lesionado De la Cruz como segundo volante contra o Juventude, no último sábado no Maracanã, acabou assistindo Evertton Araújo receber nova chance e corresponder em campo.

Evertton Araújo em ação pelo Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Coincidentemente, os dois "concorrentes" têm a mesma idade, 21 anos, e foram comprados pelo clube para esta temporada. A diferença é que Alcaraz custou 20 milhões de dólares (cerca de R$ 110,6 milhões) junto ao Southampton, da Inglaterra, enquanto Evertton foi adquirido no Volta Redonda por R$ 800 mil.

E o "primo pobre" saiu na frente por uma vaga no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, no próximo domingo, às 16h (de Brasília) no Maracanã. Quando o Flamengo não terá Pulgar, Bruno Henrique e De la Cruz (os dois primeiros suspensos).

Mapa de calor de Evertton Araújo no Flamengo x Juventude — Foto: Sofascore

Apesar de também ser primeiro volante, assim como Pulgar, Evertton Araújo se encaixou bem com o chileno e se movimentou bastante pelo campo. Foi disparado quem mais deu passes no jogo (veja no gráfico abaixo) , com 76 certos e apenas cinco errados (uma precisãode 93%).

Gráfico de passes certos (verde) e errados (vermelho) do Flamengo contra o Juventude — Foto: Divulgação

Além disso, ele fez um desarme e cometeu uma falta tática no primeiro tempo, parando um ataque promissor de um adversário que já tinha passado por dois marcadores numa arrancada. Com a bola, sofreu uma falta e deu duas finalizações, uma delas com perigo (veja no vídeo no topo da matéria) .

Evertton já vinha ganhando espaço no elenco com Tite, fez um gol de cabeça contra o Athletico-PR na Ligga Arena e construiu a jogada de outro diante do Grêmio na sua arena (veja no vídeo abaixo) . Com Filipe Luís, ainda não tinha recebido chances até sábado, e o técnico se encantou com o jovem:

- Evertton é um jogador que tem o maior talento que um ser humano pode ter, na minha opinião, que é a capacidade de aprender. É um cara extremamente disciplinado, focado. Você dá uma instrução, ele arregala o olho, quer aprender, absorver a todo momento. Fica fazendo complemento depois do treino, tem tendência de evoluir muito. O maior dom que pode ter um ser humano é essa vontade de aprender. Hoje fez um grande jogo, controlou muito bem o meio, ele e o Erick (Pulgar). Estou muito feliz de ter mais uma opção como volante - afirmou Filipe na entrevista coletiva.

Com Evertton Araújo e Michael como os prováveis substitutos de De la Cruz e Bruno Henrique, resta ao treinador encontrar uma forma de suprir a ausência de Pulgar contra o Atlético-MG. Filipe Luís pode entrar com Allan; recuar Evertton e colocar Alcaraz no setor; ou adiantar mais uma vez Léo Ortiz da zaga para a "volância", movimento que ele fez no Fla-Flu.

Com 54 pontos, o Flamengo segue em quarto lugar a 10 pontos do líder Botafogo. Como o Brasileirão continua muito difícil de buscar, a prioridade do clube sem dúvidas é a Copa do Brasil. E o Rubro-Negro tem um último desafio antes da decisão contra o Atlético-MG: na quarta-feira, ele faz o jogo atrasado contra o Inter, às 19h (de Brasília) no Beira-Rio. Os jogadores ganharam folga neste domingo e se reapresentarão segunda-feira no Ninho do Urubu.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte