Entre opção e desfalques, Tite não repete a escalação no Flamengo há 10 jogos; veja

O Flamengo recebe o Bolívar nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília) no Maracanã, ainda com chances de classificação para as oitavas de final, principalmente após o empate entre Millionarios e Palestino. E a esperança rubro-negra passa pela 11ª escalação diferente desde a final do Campeonato Carioca.

Na vitória por 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu no dia 7 de abril, jogo que valeu o 38º título estadual rubro-negro, foi a última vez que o técnico Tite escalou um time que já tinha usado anteriormente. O Flamengo foi a campo naquela ocasião com Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Cebolinha e Pedro.

Em 26 jogos em 2024, Tite só repetiu escalação cinco vezes.

Tite em treino do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / CRF

De lá para cá, foram 10 jogos com 10 escalações diferentes. Algumas mudanças por causa de desfalques, outras por opção do treinador. Veja abaixo:

Tite não tinha Gabigol (suspenso), Wesley (lesão na coxa direita) e Gerson (cirurgia no rim), mas contava com todos os titulares à disposição. Ele decidiu promover a estreia de Léo Ortiz no lugar de Fabrício Bruno.

Escalação: Rossi, Varela, Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Cebolinha e Pedro.

Léo Ortiz marca o primeiro gol com a camisa do Fla em jogo contra o Palestino — Foto: André Durão

Na estreia no Campeonato Brasileiro, Tite inicialmente iria repetir o time considerado titular usado na final do Carioca, mas perdeu Varela de última hora por causa de um quadro viral. Com isso, o técnico improvisou Ayrton Lucas na lateral direita e entrou com Viña na esquerda. Gerson voltou a ser relacionado.

Escalação: Rossi, Ayrton Lucas, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Viña; Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Cebolinha e Pedro.

De la Cruz vibra muito com golaço de falta em Atlético-GO x Flamengo — Foto: Marcelo Cortes

Varela voltou ao time, mas Tite começou a rodar o elenco em meio à maratona de jogos e poupou Arrascaeta e Luiz Araújo. O uruguaio foi substituído por Allan, com De la Cruz jogando mais adiantado, enquanto o atacante deu lugar a Bruno Henrique.

Escalação: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Allan e De la Cruz; Bruno Henrique, Cebolinha e Pedro.

Pedro e Pulgar em ação no Flamengo x São Paulo — Foto: André Durão

Cebolinha virou desfalque com uma lesão na panturrilha direita. Além disso, Tite decidiu poupar De la Cruz e Pedro. O uruguaio foi substotuído por Arrascaeta, enquanto o centroavante deu lugar a Carlinhos. Luiz Araújo voltou ao time, e Bruno Henrique foi mantido no lugar de Cebolinha.

Escalação: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Allan e Arrascaeta; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Carlinhos.

Bruno Henrique em ação no Palmeiras x Flamengo — Foto: Marcelo Cortes

Tite não contou com oito jogadores, sendo três por questões médicas (Allan, Léo Pereira e Cebolinha) e outros cinco poupados pela comissão técnica (Varela, Ayrton Lucas, Pulgar, Arrascaeta e Pedro). Para jogar na altitude, o técnico armou um time pela primeira vez com três zagueiros e durante o jogo adiantou Ortiz para a função de volante.

Escalação: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz, Ortiz e Viña; Igor Jesus, De la Cruz, Gerson e Victor Hugo; Bruno Henrique.

Gerson em Bolivar x Flamengo — Foto: Gaston Brito Miserocchi/Getty Images

No clássico, Tite voltou a ter uma escalação próxima da que considerava a ideal, só com a ausência de Cebolinha, ainda machucado. Bruno Henrique foi mantido na vaga do atacante.

Escalação: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta, Luiz Araújo, Bruno Henrique e Pedro.

Pulgar se lesionou contra o Botafogo — Foto: André Durão / ge

Na Copa do Brasil, Tite decidiu dar chance a Matehus Cunha no gol e teve o retorno de Gabigol para o banco de reservas, mas continuou sem Cebolinha e ainda perdeu Arrascaeta e Pulgar lesionados. Gerson e Allan entraram em seus lugares, enquanto Viña e Lorran ganharam a posição de Ayrton Lucas e Luiz Araújo.

Escalação: Matheus Cunha, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Viña; Allan, Gerson e De la Cruz; Lorran, Bruno Henrique e Pedro.

Pedro comemora o gol da vitória em Flamengo x Amazonas — Foto: André Durão

Ainda sem Cebolinha, Pulgar e Arrascaeta, Tite decidiu poupar mais dois jogadores: Fabrício Bruno e Varela. Ortiz e Wesley entraram em seus lugares; Ayrton Lucas reassumiu a lateral esquerda, enquanto Igor Jesus pegou a vaga de Lorran, mudando novamente a formação para o 4-4-2.

Escalação: Rossi, Wesley, Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, Igor Jesus, De la Cruz e Gerson; Bruno Henrique e Pedro.

Bruno Henrique em ação no Bragantino x Flamengo — Foto: Diogo Reis/AGIF

Tite retornou com Fabrício Bruno e Viña e teve a volta de Cebolinha no lugar de Igor Jesus, tendo novamente um 4-3-3.

Escalação: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Viña; Allan, Gerson e De la Cruz; Bruno Henrique, Cebolinha e Pedro.

De la Cruz em ação contra o Palestino — Foto: Javier TORRES / AFP

Tite perdeu Bruno Henrique com um problema no tornozelo e teve a volta de Arrascaeta, mas pela falta de ritmo do uruguaio o deixou no banco. Varela e Ayrton Lucas retornaram no lugar de Wesley e Viña, e Lorran ganhou a vaga na ausência de BH, só que jogando como meia com Gerson mais aberto, num 4-4-2. Com isso, De la Cruz passou a ser novamente segundo volante, posição em que mais se destacou.

Escalação: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, De la Cruz, Lorran e Gerson; Cebolinha e Pedro.

Lorran foi o destaque do Flamengo x Corinthians — Foto: André Durão

Nesta quarta-feira, Tite poderia repetir a escalação que foi bem contra o Corinthians se quisesse, mas vai promover uma alteração: Arrascaeta voltará ao time no lugar do garoto Lorran, que ficará como opção no banco de reservas. Pulgar e Bruno Henrique seguem fora.

Escalação: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, De la Cruz, Arrascaeta e Gerson; Cebolinha e Pedro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte