Entenda como o Flamengo pretende aproveitar a pausa da data Fifa

São exatos 56 dias da apresentação de Jorge Sampaoli e, pela primeira vez, o treinador terá um período de descanso. A Data Fifa dará ao Flamengo tempo para administrar o restante da temporada. O grande objetivo para o período é focar no tempo livre para treinar e recuperar os atletas de olho no segundo semestre. Fora de campo, o clube trabalha para melhorar o gramado do Maracanã e monitora investimentos para a próxima janela de transferência.

O primeiro passo do planejamento para o período é a folga até quarta à tarde, quando o elenco se reapresenta no Ninho do Urubu. O Flamengo terá, então, nove dias até o jogo contra o Bragantino, marcado para 22 de junho, pelo Brasileirão. Os horários dos cinco primeiros dias de atividades já estão previstos: quarta à tarde, quinta e sexta em horário integral, sábado e domingo somente na parte da manhã.

A atividade da segunda-feira, dia 18, ainda está em aberto. Na terça-feira, a tendência é que o treinamento aconteça de manhã, antes do embarque para São Paulo, onde enfrentará o Bragantino, em Bragança Paulista.

Recuperação de atletas

Definiu-se que o mais importante neste período é trabalhar para ter os jogadores inteiros após a Data Fifa. O tempo será utilizado para "zerar" os atletas, já que alguns convivem com dores há algum tempo. Everton Ribeiro e Arrascaeta são exemplos. O planejamento prevê controle carga para não estourar os atletas.

Matheus França ficou fora da partida contra o Grêmio por conta de dores no púbis. Gabigol, que desfalcou o Flamengo contra Vasco e Racing, atuou por 45 minutos por conta do planejamento neste retorno de lesão.

Sampaoli volta a reclamar da anulação do gol de Everton Ribeiro em Flamengo x Ñublense — Foto: Fred Gomes
1 de 4 Sampaoli volta a reclamar da anulação do gol de Everton Ribeiro em Flamengo x Ñublense — Foto: Fred Gomes

Sampaoli volta a reclamar da anulação do gol de Everton Ribeiro em Flamengo x Ñublense — Foto: Fred Gomes

O Flamengo fez o 39º jogo da temporada e se mantém na disputa de três títulos: Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil. O calendário apertado reduz os espaços para jogos, e o clube acaba jogando a cada três dias, com isso, o tempo de recuperação dos atletas está longe do ideal.

Dias livres para Sampaoli

Desde a estreia, dia 19 de abril, contra o Ñublense, Sampaoli já comandou 16 jogos. Neste período, o Flamengo protagonizou jogos no meio e no fim de semana, ou seja, esta é a primeira vez que o argentino terá o tempo livre para treinar.

A ideia do técnico é aproveitar o momento para implementar ainda mais as ideias e transformar o time com suas características. O discurso interno é de que o período será proveitoso para a equipe ter a 'cara de Jorge Sampaoli, que corroborou com a expectativa publicamente em coletiva.

Jorge Sampaoli pede respeito pela bola em treino do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
2 de 4 Jorge Sampaoli pede respeito pela bola em treino do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Jorge Sampaoli pede respeito pela bola em treino do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

- Cada tempo de preparação para mim é importante. A gente tem que incorporar uma ideia com o time que já vem trabalhando. Ter um pouco de vantagem sobre outros. O time está reencontrando a mentalidade ganhadora, personalidade para enfrentar cada momento do jogo. Hoje, houve momentos difíceis, outros favoráveis. Com a qualidade que o time tem, isso é possível - afirmou o técnico na entrevista depois do jogo contra o Grêmio.

Investimentos na janela

Rossi e Luiz Araújo são nomes já anunciados pelo Flamengo . Porém, ao que tudo indica, não serão os únicos. A diretoria trabalha para trazer outros reforços e dois já são conhecidos: De la Cruz, do River Plate, e Allan, do Atlético-MG.

O acerto está encaminhado com ambos, mas o Rubro-Negro aguarda a decisão do clube argentino para a venda de De la Cruz. A situação de Allan é parecida, no entanto, a novela deve chegar ao fim já nesta semana. A expectativa é que o Galo aceite a venda nos próximos dias.

Allan e De La Cruz alvos do Flamengo — Foto: Infoesporte
3 de 4 Allan e De La Cruz alvos do Flamengo — Foto: Infoesporte

Allan e De La Cruz alvos do Flamengo — Foto: Infoesporte

Outras duas posições estão no radar: zaga e lateral. O Flamengo , porém, mantém a cautela, monitora o mercado e vê o tempo a seu favor. A janela abre somente no dia 3 de julho e fecha no dia 2 de agosto. Da data de hoje, quando se inicia a Data Fifa, até o último dia para transferências serão 51 dias.

Apesar do tempo favorável, a expectativa é ter os reforços o quanto antes para que o período de adaptação ao elenco seja maior. Rossi, por exemplo, curte dias de férias e chega ao Rio no fim de junho.

O gramado do Maracanã

As críticas não são atípicas, mas na última semana voltaram aos holofotes. Sampaoli foi o primeiro a criticar o gramado publicamente, logo após a vitória em cima do Racing. Matheus Cunha e Gabigol também reclamaram depois do triunfo em cima do Grêmio.

Flamengo x Grêmio Maracanã Campeonato Brasileiro — Foto: André Durão
4 de 4 Flamengo x Grêmio Maracanã Campeonato Brasileiro — Foto: André Durão

Flamengo x Grêmio Maracanã Campeonato Brasileiro — Foto: André Durão

O planejamento do Flamengo é utilizar a Data Fifa para descansar o gramado e as mudanças já começaram na última sexta-feira, com a aplicação de sementes de inverno para balancear o crescimento reduzido da grama atual. A areia, que foi uma das críticas de Matheus Cunha, faz parte deste passo inicial.

Agora, a empresa que presta o serviço do gramado irá monitorar a grama nas próximas semanas. O tempo de paralisação é considerado adequado dentro do possível no calendário do futebol brasileiro. A expectativa é que o tempo seja favorável para a melhora da grama.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte