Em novo drama, Flamengo abre oitavas da Libertadores contra o Tolima

Ainda é vivo na memória rubro-negra o drama vivido pela equipe em 2020, quando sofreu um surto de Covid-19 e teve de disputar algumas partidas com muitos desfalques. Nesta quarta-feira, o Flamengo vai reviver esta situação na estreia da equipe nas oitavas de final da Libertadores.

Na Colômbia, a equipe de Dorival Jr. enfrentará o Tolima no jogo de ida da fase de mata-mata da competição sul-americana. O duelo será no Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, às 21h30 (de Brasília).

Na última segunda-feira, o clube divulgou que seis atletas testaram positivo para a Covid-19 e não seguiriam com a delegação para a Colômbia. São eles Willian Arão, Diego Alves, Fabrício Bruno, Matheus Cunha, Kauã e Matheus França. Além disso, o volante Daniel Cabral não embarcou por apresentar sintomas, embora com teste negativo.

Para piorar a situação, o zagueiro Rodrigo Caio foi diagnosticado com uma tendinite no joelho esquerdo e ficou no Rio de Janeiro. Dois outros jogadores completam a lista de ausentes, o atacante Bruno Henrique, que se recupera de uma cirurgia no joelho, e o volante João Gomes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo no jogo da última rodada da fase de grupos.


Mas os problemas não pararam por aí. Nesta terça-feira, a Conmebol comunicou que Dorival Júnior não poderia dirigir o time à beira do gramado. O treinador foi suspenso por infração cometida quando ainda comandava o Ceará, na fase de grupos, e será substituído pelo auxiliar Lucas Silvestre.

Apesar dos desfalques, o Flamengo está confiante para o duelo e tem bom retrospecto atuando na Colômbia. Em oito partidas, são quatro vitórias, dois empates e somente duas derrotas. A último compromisso do Rubro-Negro em terras colombianas foi em 2020, quando superou o Junior Barranquilla por 2 a 1.

Outro fator que pode pesar a favor dos brasileiros é a questão emocional do elenco do Tolima, que perdeu o título colombiano de forma dramática no último domingo. Além disso, o técnico Hernán Torres tem duas baixas importantes por lesão, de Anderson Plata e Andrés Ibargüen.

O Tolima chegou às oitavas após avançar em segundo lugar no grupo do Atlético-MG. Nos confrontos com o Galo, os colombianos perderam por 2 a 0 em casa e deram o troco por 2 a 1 no Mineirão.

O jogo da volta entre Flamengo e Tolima será na próxima semana, no dia 6 de julho, no Maracanã.

FICHA TÉCNICA
TOLIMA-COL X FLAMENGO-BRA

Local: Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué (Colômbia)
Data: Quarta-feira, 29 de junho de 2022
Horário: 21h30 (Brasília)
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Túlio Moreno (VEN)
VAR: Andrés Cunha (URU)

TOLIMA: William Cuesta, Marulanda, Quiñónes, Moya e Hernández; Urena, Rovira, Luis Miranda, Daniel Cataño e Lucumi; Juan Caicedo
Técnico: Hernán Torres

FLAMENGO: Santos, Matheuzinho, David Luiz (Gustavo Henrique), Pablo e Filipe Luis; Thiago Maia, Andreas Pereira, Everton Ribeiro (Lázaro) e Arrascaeta; Pedro e Gabigol
Técnico: Lucas Silvestre (Auxiliar)



Fonte: Gazeta Esportiva