Em recente declaração, Filipe Luís revelou estar com uma dor de cabeça boa pela disputa de vaga na zaga do Flamengo . Três nomes de destaque - Léo Pereira, Léo Ortiz e Danilo - são os principais concorrentes, e o treinador já admitiu a possibilidade de adaptar a formação para ter o trio em campo. Mas enquanto o esquema atual for mantido pelo treinador, uma dupla parece ter caído mais nas graças da torcida.
Em enquete esta semana no ge, Léo Ortiz e Danilo receberam mais de 47% dos 2.360 votos da votação interativa, que durou cerca de 48 horas. Essa dupla começou como titular na vitória por 1 a 0 em cima do Botafogo pelo Carioca. A então tradicional dupla com Ortiz e Léo Pereira foi a segunda opção mais votada, com 30% das escolhas (veja resultado da votação no fim da matéria) .
– Ainda não tem nada definido (...) A concorrência entre eles vai elevar o nível. Alguns vão ficar bravos comigo, mas acredito que o campo fala. Se os três (Ortiz, Léo Pereira e Danilo) estiverem insubstituíveis, eu vou ter que jogar com os três. Mas com tantos jogos, todos vão jogar – disse o treinador em coletiva após a vitória em cima do Vasco.
Flamengo x Botafogo - Danilo e Léo Ortiz — Foto: André Durão
Além de nomes já consagrados, Filipe Luís ainda tem à disposição jovens da base: Cleiton e João Victor. O primeiro tem 21 anos e já está integrado ao profissional há algum tempo, mas o jovem de 18 anos ganhou espaço em 2025, quando foi abraçado pelo treinador desde a pré-temporada.
Quem corre por fora é o zagueiro Iago. O xerife e capitão do sub-20 está 100% integrado à base. Campeão sul-americano com a seleção brasileira da categoria no último fim de semana, ele está inscrito e é um dos principais nomes do Flamengo na Libertadores Sub-20, que começa em março. Apesar de não ter conquistado espaço no profissional, o jogador é observado e já recebeu elogios do técnico, que também o treinou na base.
Léo Pereira e Léo Ortiz com a taça da Supercopa do Brasil pelo Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / CRF
Filipe Luís usa o Carioca como uma extensão da pré-temporada e já utilizou diferentes formações na equipe - consequentemente, mudou a zaga em diversos momentos. Léo Ortiz e Léo Pereira formaram a dupla mais utilizada (3 vezes), mas o treinador também variou Danilo com um deles, além de Cleiton. João Victor e Cleiton atuaram em uma ocasião.
Veja o resultado da votação:
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv