A delegação do Flamengo viajou nesta quinta-feira para o Paraguai, onde disputará a Libertadores Sub-20 entre os dias 1º e 16 de março. Atual campeão, o Rubro-Negro terá como trunfo jogadores que conquistaram a taça em 2024 e que foram mantidos no elenco. O treinador é Cleber dos Santos.
- Iniciamos a preparação no dia 27 de janeiro, após os quatro jogos que fizemos representando o profissional no Campeonato Estadual. Até o início da competição serão cinco semanas de preparação, com quatro jogos-treinos - comentou Cleber em entrevista ao ge .
O técnico foi contratado para o time sub-20 em outubro de 2024, após Filipe Luís assumir o profissional. Ele foi o responsável por comandar a equipe principal nos primeiros quatros jogos do Campeonato Carioca deste ano, enquanto o elenco fazia pré-temporada nos Estados Unidos.
Cleber tem longa história dentro do Flamengo . Ele foi treinador das categorias sub-11, sub-13 e sub-15. Foi ainda técnico do sub-20 e auxiliar do profissional entre 2007 e 2010. Também passou pela Gávea entre 2016 e 2017, atuando como auxiliar do treinador Zé Ricardo no time principal.
Cleber dos Santos é o técnico do time sub-20 do Flamengo — Foto: Paula Reis / CRF
A Libertadores é a principal competição que o Flamengo sub-20 disputará nesta temporada. O técnico não poderá contar com Lorran, que não foi inscrito no torneio. O meia estava de malas prontas para a Rússia, mas a negociação com o CSKA melou no último instante. Outros desfalques de última hora são o zagueiro Iago e o atacante Wallace Yan, convocados para o profissional .
- Fizemos a lista dos atletas buscando um equilíbrio, pensando na competição. Serão cinco partidas em 15 dias. Como são somente 18 atletas de linha (nota da redação: viraram 16 após perder Iago e Wallace Yan para o profissional) , priorizamos atletas versáteis e com capacidade de atuar em mais de uma posição - afirmou Cleber.
Se viajasse completo, o Flamengo teria mais de meio time titular da conquista da Libertadores Sub-20 na temporada passada. Mas sem Lorran, Iago e Wallace Yan, sobraram só o goleiro Lucas Furtado; o zagueiro/lateral Carbone; o volante Rayan Lucas e o atacante Shola da escalação que superou o Boca Juniors na final em 2024, disputada no Uruguai.
- O fato de alguns atletas terem participado e vencido a competição no ano passado traz na bagagem essa experiência, mas temos que ter consciência de que serão outros adversários, em outro momento. O Flamengo sempre entra nas competições para disputar os títulos, está no DNA do clube, e isso que temos desenvolvido no dia a dia com os jogadores. Os treinos são sempre com alta intensidade e competitividade entre eles, e temos um departamento de psicologia que desenvolve a preparação mental para chegarmos nos jogos com nível de atenção e concentração ideal.
Flamengo conquistou a Libertadores Sub-20 de 2024 no Uruguai — Foto: Conmebol
A primeira fase da competição foi dividida em três grupos. O Flamengo caiu no grupo A, junto com O’Higgins (Chile), Danubio (Uruguai) e Olímpia (Paraguai). Além do Rubro-Negro, o Palmeiras é o outro clube brasileiro na Libertadores sub-20. A estreia do Fla será contra o Olímpia, no sábado, às 19h (de Brasília).
- A competição envolve as principais equipes da América do Sul, representando seus respectivos países. Nosso foco será sempre no próximo adversário, neste caso o Olímpia. Conseguimos alguns jogos deles através do nosso departamento de análise, que já detalhou coletiva e individualmente. Depois do primeiro jogo, já temos o material e iremos observar in loco os outros dois adversários da fase classificatória, que serão, respectivamente, Danúbio e O’Higgins - comentou o técnico do sub-20.
Filipe Luís e Guilherme Gomes no sub-20. Meia tem tido chances com técnico no profissional — Foto: Divulgação
Alguns dos jogadores na lista estão na mira de Filipe Luís. Além de Wallace Yan e Iago, quem também têm participado com frequência dos treinos no Ninho e até têm sido utilizado em alguns jogos são Daniel Sales, Pablo Lúcio e Guilherme. Apesar da busca pelo bicampeonato, o entendimento interno é que o foco principal está na formação dos jovens para o profissional, acima de qualquer título.
- Nossa mentalidade está sempre com foco em preparar atletas para a equipe profissional. Temos uma relação próxima com a comissão técnica do profissional. Como todos que lá estão são oriundos da base, esse fluxo de informações é facilitado e frequente. Estamos em contato para alinhamento das ideias de jogo e de treinos. Em todos os jogos que fizemos, eles estavam presentes. Muitos atletas participaram diretamente da campanha da Taça Guanabara. O grande objetivo é formar atletas vencedores que entendam o que é jogar no Flamengo , que tenham o DNA do clube e que possam um dia estar no profissional - concluiu Cleber dos Santos.
Recentemente, o ge noticiou que o Flamengo encaminhou a contratação do técnico português Nuno Campos para o time sub-20 e que a tendência é ele chegar ao Brasil após a disputa da Libertadores da categoria. Cleber dos Santos não foi comunicado sobre o negócio e preferiu não comentar o assunto.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv