O Flamengo ainda não teve a chance de uma revanche com o Palmeiras na Libertadores depois de perder o título em 2021, mas pode ter esse gostinho na base. Neste domingo, o Rubro-Negro enfrenta o Alviverde às 20h (de Brasília) no estádio Arsenio Erico, em Assunção, no Paraguai, pela final da Libertadores Sub-20. O sportv 3 transmite ao vivo para todo o Brasil.
A rivalidade entre os dois clubes, maiores campeões do país nos últimos anos no profissional, também se aplica à base. Em 2023, por exemplo, o Flamengo foi campeão brasileiro sub-20 em cima do Palmeiras após empate no tempo normal e vitória rubro-negra nos pênaltis. Um dos jogadores que estava naquele título e continua no time é o volante Rayan Lucas.
Iago, Lucas Furtado e Rayan Lucas, do Flamengo — Foto: Divulgação
— Flamengo e Palmeiras é um dos maiores clássicos do Brasil, um jogo grande, que será decidido nos detalhes. Quem errar menos vai sair vitorioso e esperamos sair com o título. Tive a experiência de disputar esta competição no ano passado e sair campeão. Nem sempre o melhor na bola vence. Não vai ter jogo fácil. Temos de competir, botar o pé na bola e jogar focado desde o primeiro minuto para sair campeão — disse o volante ao site oficial.
Atual campeão da Libertadores Sub-20, o Flamengo vai em busca do bicampeonato. O time rubro-negro, dirigido pelo técnico Cleber dos Santos, está invicto na competição com três vitórias e um empate: goleou o Olimpia por 6 a 1, fez 3 a 1 no Danubiu; empatou em 0 a 0 com o O'Higgins, em jogo onde poupou jogadores por já estar classificado em primeiro; e voltou a superar o Danubiu na semifinal por 1 a 0. Já o Palmeiras tem a melhor campanha do torneio com quatro triunfos.
— Liderar essa equipe é um compromisso muito tranquilo porque a rapaziada tem uma rodagem no futebol. Para mim é um orgulho liderar esses moleques. A expectativa é sempre a melhor possível. A gente fez uma boa competição até aqui, estamos invictos, mas o trabalho não para. Vamos manter o foco para buscar esse bicampeonato, se Deus quiser — destacou o zagueiro e capitão Iago.
Daniel Sales comemora o gol da vitória sobre o Danubio na semifinal — Foto: Divulgação/Conmebol
Mesmo sem Lorran (não inscrito) e Wallace Yan (puxado por Filipe Luís para o profissional), o Flamengo conta com meio time titular da equipe campeã no ano passado: o goleiro Lucas Furtado; os zagueiros Iago e Carbone, que tem atuado como lateral-esquerdo; o volante Rayan Lucas e o atacante Shola.
— Estamos trabalhando forte desde o início e agora para mais uma decisão. Estamos muito felizes pela oportunidade de disputar mais uma final e pela oportunidade de poder levar o bicampeonato da Libertadores Sub-20 para o Flamengo . Vamos com força total para garantir mais um título — finalizou o goleiro Lucas Furtado.
A provável escalação rubro-negra tem: Lucas Furtado, Daniel Sales, Da Mata, Iago e Carbone; Rayan Lucas, Pablo Lúcio e Guilherme; Felipe Lima, Shola e Felipe Teresa.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv