Agora ex-dirigente do Flamengo , Marcos Braz explicou a polêmica negociação que levou Vitor Pereira ao clube, no início de 2023. O treinador português, que tinha acabado de deixar o Corinthians alegando problemas pessoais e que por isso precisaria retornar ao seu país, pouco tempo depois acabou assumindo o Rubro-Negro.

A confirmação gerou muita repercussão na época, muito pela declaração do português, mas também pelo fato do Flamengo ter dispensado Dorival Júnior dias antes, mesmo após os títulos da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores .

Em entrevista a Benjamin Back, Braz explicou como aconteceu a negociação, que começou apenas com um jantar, e terminou com um encontro em um hotel na Bahia.

"Nunca tinha ligado para ele. Esse era o maior problema para trazer o Vitor Pereira. A mídia é injusta quando fala que existia a possibilidade da gente ter conversado antes e ele ter falado isso. Não procede. Algumas pessoas de São Paulo que me conheciam, e conheciam o Vitor Pereira, não acreditaram que ele iria para o Flamengo pela passagem dele pelo Corinthians, e também por ele ter falado isso da sogra. O que eu fiz? Eu disse 'fala com o Vitor que não tem problema nenhum, se ele está pensando, se não quiser vir. Eu só quero jantar com ele'. Só isso. E é muito difícil alguém não querer jantar com um dirigente do Flamengo. Não falei que queria trazer ele, que queria dar uma proposta. Só queria jantar com ele. Aí fui jantar em São Paulo, em um quarto de hotel fechado, sem ninguém saber, e falando do Corinthians, do tamanho, da pressão, fiquei falando só de Corinthians com ele. Em determinado momento, eu falei 'Vitor, e se tivesse a possibilidade de você ir para outro clube?'. Eu pedi uma caneta e um papel e coloquei na frente dele. Eu falei escreve aí, Vitor, o que a gente vai disputar esse ano. Perdemos tudo, mas perguntei 'vê o que a gente vai disputar esse ano. Supercopa do Brasil , Mundial de Clubes , CONMEBOL Recopa , Campeonato Carioca . O Flamengo ia disputar sete títulos. Você não quer participar desse projeto?' Aí eu comecei a trazer ele devagarinho. Ele disse que precisava pensar. Eu achei que ele ia ficar em São Paulo pensando, no outro dia, uma pessoa ligada a ele, disse que ele ia viajar, ia para a Bahia, e estava pensando. Dois dias depois, eu estava no hotel dele na Bahia. E aí ele foi contratado."

Na sequência, Marcos Braz voltou a citar que a famosa frase do treinador, de que estava deixando o Corinthians "para cuidar da sogra", foi um empecilho para a contratação.

"A grande preocupação, falam em desrespeito ao Corinthians, à torcida. O Vitor sempre respeitou, nesse sentido que estou falando, ele sempre teve preocupação da fala dele. Isso era o grande problema para trazer ele."

Contratado em uma polêmica, Vitor Pereira assumiu o Flamengo no início de 2023, mas o trabalho não deu certo, e depois de perder títulos da Recopa, Supercopa, Mundial e do Carioca, ele foi demitido alguns meses depois.