Dez jogos de Paulo Sousa no Flamengo; confira Raio-x antes de semifinal com Vasco

Paulo Sousa chega ao seu primeiro clássico de caráter decisivo, contra o Vasco, nesta quarta-feira, pela semifinal do Carioca, com um número redondo para análises. Tem 10 jogos à frente do Flame ngo , com sete vitórias, dois empates e uma derrota - aproveitamento de 76,6%.

Com o apoio do Espião Estatístico , o ge apresenta um raio-x sobre esta primeira dezena de partidas do português. Saiba quem é o artilheiro , os garçons , o líder de desarmes , em quanto está o saldo de gols , a minutagem dos atletas e outras estatísticas. Confira também todas as 10 escalações utilizadas por Paulo, que não repetiu o time em nenhuma delas.

Paulo Sousa em seu primeiro jogo como treinador do Flamengo no Maracanã — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
1 de 4 Paulo Sousa em seu primeiro jogo como treinador do Flamengo no Maracanã — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Paulo Sousa em seu primeiro jogo como treinador do Flamengo no Maracanã — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Artilheiro: alguma dúvida?

O goleador do Flamengo com Paulo Sousa, para variar, é Gabriel Barbosa. São oito gols em nove partidas, seis com o pé esquerdo (dois de pênalti) e dois com o direito. Gabigol só não marcou em duas partidas em 2022, nos clássicos com Fluminense (0x1) e Vasco (2x1). Veja abaixo os dois últimos anotados pelo 9, ambos contra o Bangu.

Artilheiros do Flamengo com Paulo Sousa:

Gabriel - 8 gols
Arrascaeta - 5
Pedro - 3
Léo Pereira - 2
Bruno Henrique, Diego Ribas, Everton Ribeiro, Filipe Luís, Gustavo Henrique, Marinho, Matheus França, Willian Arão - 1

Garçons do português

Melhor jogador do Flamengo na temporada e vice-artilheiro do time com cinco gols, Arrascaeta divide a liderança de assistências (quatro) com outros dois jogadores: Lázaro e Vitinho.

Cada um dos três merece destaque por seus feitos. Vitinho conseguiu um "hat-trick" de assistências na estreia de Paulo Sousa, nos 3 a 0 sobre o Boavista. Lázaro, o menos utilizado do trio, tem a melhor média: 0,5 por partida. Já o uruguaio, além da genialidade, merece menção honrosa por ter participado de quatro dos seis gols rubro-negros contra o Bangu, no último sábado.

Ranking de assistências com Paulo Sousa:

Arrascaeta - 4
Lázaro - 4
Vitinho - 4

Willian Arão - 2
Everton Ribeiro - 1
Gabriel - 1
Matheuzinho 1
Isla - 1
Pedro - 1
Renê - 1

Arrascaeta está jogando muito nesse início de temporada pelo Flamengo — Foto: Alexandre Durão
2 de 4 Arrascaeta está jogando muito nesse início de temporada pelo Flamengo — Foto: Alexandre Durão

Arrascaeta está jogando muito nesse início de temporada pelo Flamengo — Foto: Alexandre Durão

Desarmes: João Gomes lidera

Uma das principais surpresas de Paulo Sousa após ser encostado por Renato Gaúcho, o volante Gomes sobra nos desarmes. Lidera o quesito com 26 em nove partidas, com média de 2,88 por jogo. A melhor média é de Thiago Maia, com três por confronto. Este, porém, jogou apenas três vezes em 2022, contra Boavista, Audax e Bangu.

Líderes de desarmes com Paulo Sousa:

Desarmes com Paulo Sousa

Jogador Desarmes Número de jogos Média por partida
João Gomes 26 9 2,88
Everton Ribeiro 15 9 1,66
Fabrício Bruno 14 6 2,33
Rodinei 14 6 2,33
Matheuzinho 13 6 2,17
Willian Arão 12 9 1,33
Filipe Luís 9 7 1,28
Andreas 9 6 1,5
Thiago Maia 9 3 3
Renê 8 3 2,67

Passes certos

Filipe Luís é celebrado pelos companheiros após fazer o primeiro gol do Flamengo contra o Vasco — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
3 de 4 Filipe Luís é celebrado pelos companheiros após fazer o primeiro gol do Flamengo contra o Vasco — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Filipe Luís é celebrado pelos companheiros após fazer o primeiro gol do Flamengo contra o Vasco — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Se Arrascaeta é o grande destaque do Flamengo no ano, Filipe Luís não está muito longe. Improvisado como zagueiro pela esquerda na primeira linha defensiva, função que já havia executado no Atlético de Madrid, um dos mais experientes rubro-negros segue como uma das grandes lideranças técnicas do elenco.

Com tempo de bola preciso e senso de colocação apurado, combate com eficiência e tem altíssimo índice de acerto de passes. É o primeiro colocado no quesito, com 343 (média de 49 por jogo).

Passes certos

Jogador Passes certos Média por jogo
Filipe Luís 343 49
Léo Pereira 293 41,85
Arrascaeta 276 34,5
Fabrício Bruno 254 42,33
Willian Arão 251 27,88
Everton Ribeiro 250 27,77
Andreas Pereira 214 35,67
Matheuzinho 218 31,14
David Luiz 223 31,85
Gomes 193 21,44

Minutagem: Gabriel no topo outra vez

Gabriel segue como jogador de confiança de Paulo Sousa. É o rubro-negro com mais minutos desde a estreia do português. Foi reserva contra o Boavista e titular sem substituições em todos os outros oito compromissos dos quais participou - poupado, não pegou o Madureira.

Se somarmos os 11 com maior minutagem na gestão de Paulo Sousa, é possível formar o seguinte time: Hugo, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Filipe Luís, Gomes, Arão e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Gabigol e Pedro.

Certamente essa configuração dificilmente formará um time titular de Paulo Sousa, já que não há um lateral-direito de ofício e nem Bruno Henrique, um de seus principais atletas.

Minutagem com Paulo Sousa

Jogador Minutos como reserva Minutos como titular Total
Gabriel 49 788 837
Hugo Souza 781 781 -
Arrascaeta 52 605 657
Willian Arão 181 436 617
Fabrício Bruno - 572 572
Léo Pereira 13 530 544
Gomes 105 417 522
Everton Ribeiro 118 391 508
Filipe Luís 56 436 492
Pedro 93 384 477
David Luiz 106 364 470

Todas as escalações com 27 jogadores

Treinador que faz valer a frase batida "eu não tenho 11 titulares", Paulo Sousa rodou bastante o elenco rubro-negro em seus primeiros jogos e acaba de ganhar mais uma opção: o zagueiro Pablo, seu comandado no Bordeaux, da França. Até então 27 atletas foram utilizados em 10 formações diferentes.

Confira todas abaixo:

Boavista (3x0)

Hugo, Noga, Gustavo Henrique (David Luiz) e Cleiton; Matheuzinho, Thiago Maia, Gomes (Willian Arão) e Renê (Everton Ribeiro); Marinho (Gabigol) e Vitinho; Pedro (Rodinei).

Fluminense (0x1)

Hugo, Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Rodinei (Isla), Willian Arão, Andreas (Gomes) e Everton Ribeiro (Vitinho); Diego (Marinho) e Arrascaeta (Lázaro); Gabigol.

Audax (2x1)

Hugo, Isla, Léo Pereira e Filipe Luís (Cleiton); Matheuzinho (Everton Ribeiro), Thiago Maia (Willian Arão), Andreas e Lázaro; Arrascaeta (Marinho); Pedro (Diego) e Gabigol.

Nova Iguaçu (5x0)

Hugo Souza, Fabrício Bruno, Gustavo Henrique (Filipe Luís) e Léo Pereira (Pedro); Rodinei, Willian Arão, Gomes (Diego) e Everton Ribeiro (Renê); Arrascaeta e Marinho (Vitinho); Gabigol.

Madureira (2x1)

Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Noga, Cleiton e Renê (David Luiz); Gomes, Andreas (Willian Arão) e Diego; Vitinho (Bruno Henrique), Marinho (Everton Ribeiro) e Pedro.

Atlético-MG (2x2)

Hugo Souza, Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís (Léo Pereira); Rodinei (Matheuzinho), Gomes, Willian Arão e Everton Ribeiro (Lázaro); Arrascaeta (Vitinho) e Bruno Henrique (Diego); Gabriel.

Botafogo (3x1)

Hugo Souza, Fabrício Bruno, David Luiz (Filipe Luís) e Léo Pereira; Matheuzinho, Willian Arão (Gomes), Andreas Pereira e Lázaro (Vitinho); Arrascaeta (Marinho); Gabigol e Pedro (Bruno Henrique).

Resende (2x2)

Diego Alves, Fabrício Bruno, Léo Pereira (David Luiz) e Filipe Luís (Lázaro); Rodinei, Gomes (Willian Arão), Andreas e Everton Ribeiro (Vitinho); Bruno Henrique, Pedro (Arrascaeta) e Gabriel.

Vasco (2x1)

Hugo Souza, Fabrício Bruno (Marinho), David Luiz e Filipe Luís; Matheuzinho (Rodinei), Willian Arão (Pedro), Andreas Pereira (Gomes) e Everton Ribeiro (Vitinho); Arrascaeta e Bruno Henrique; Gabriel.

Bangu (6x0)

Hugo Souza, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Matheuzinho (Isla), Gomes (Diego), Thiago Maia (Matheus França) e Lázaro (Marinho); Arrascaeta e Everton Ribeiro (Pedro); Gabriel.

Números gerais do Flamengo com Paulo Sousa

Jogos: 10
Vitórias: 7
Empates: 2
Derrotas: 1
Aproveitamento: 76,6%
Gols pró: 27
Gols sofridos: 9

Curiosidades:

*Em três clássicos, o Flamengo venceu dois - 3 a 1 sobre o Botafogo e 2 a 1 contra o Vasco - e perdeu um (1 a 0 para o Fluminense).

*Embora Paulo Sousa dê atenção especial ao setor defensivo, o Flamengo só não foi vazado em duas oportunidades. Nas goleadas sobre Nova Iguaçu e Bangu, por 5 a 0 e 6 a 0 respectivamente.

*Embora vice-campeão da Taça Guanabara, o Flamengo terminou o primeiro turno com o melhor ataque (27 gols, dois sob orientação de Fábio Matias) e com o artilheiro - Gabigol, que marcou sete vezes.

O podcast ge Flamengo está disponível nas seguintes plataformas:

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

4 de 4

Fonte: Globo Esporte