Com a chegada de um novo ano, os torcedores dos 12 grandes clubes do Brasil já começam a fazer os pedidos para seus times

Ano novo, vida nova. Quem nunca falou essa frase em algum Réveillon que atire a primeira pedra . E os times do futebol brasileiro também traçam metas para a nova temporada que chega.

Pensando nisso, o ESPN.com.br pensou nas ‘promessas’ que os 12 grandes clubes do futebol brasileiro deveriam fazer para o ano de 2022 .

Dos mais vitoriosos nos últimos anos a quem teve mais decepções que alegrias, os clubes sonham com uma temporada de sucesso. Para isso, deveriam seguir ao menos algumas dessas resoluções.

Veja abaixo:

Flamengo

Depois de uma temporada 2021 decepcionante, terminando somente com a conquista do Campeonato Carioca e com crises nas trocas de treinadores, o torcedor rubro-negro tem a esperança renovada a partir da chegada de Paulo Sousa .

O português de 51 anos deixou a seleção polonesa para trabalhar pela primeira vez na América do Sul. Caberá a ele enfrentar o "fantasma" de Jorge Jesus. E também seria bom par a torcida "esquecer" a passagem do Mister, que, ao que tudo indica, não volta ao Rio tão cedo.

Palmeiras

2021 foi um ano mágico para o palmeirense com a conquista de duas Conmebol Libertadores . Uma coisa, porém, ainda resta para deixar o torcedor em paz: o Mundial de Clubes .

Em fevereiro, a equipe tenta exorcizar de vez o fantasma com a conquista do título que falta em sua cada vez maior galeria de troféus. Investimento para isso, garante a nova presidente Leila Pereira, não vai faltar .

Atlético-MG

Outro torcedor que não pode reclamar de 2021 é o do Atlético-MG, equipe que dominou Brasileirão e Copa do Brasil e ainda conseguiu uma Tríplice Coroa para chamar de sua.

Em 2022, sem Cuca, que pediu demissão para cuidar de assuntos familiares, o plano é expandir o domínio para a América do Sul na Libertadores ( com ou sem Jorge Jesus no banco de reservas ).

Corinthians

Sylvinho teve um ano de altos e baixos, cercado de críticas por parte da imprensa e da torcida, apesar de garantir vaga na fase de grupos da Libertadores.

Agora, o Timão quer provar que seu treinador pode transformar o elenco estrelado por veteranos renomados em um grande time. Renato Augusto, Willian e Giuliano ganharão a companhia de Paulinho - e talvez um camisa 9 de respeito.

Internacional

‘Cacique’ Medina é o quarto treinador estrangeiro do Colorado em três anos, o que reforça uma tendência da diretoria gaúcha.

Agora, o clube quer aprender com os erros cometidos no passado com Eduardo Coudet, Miguel Ángel Ramírez e Diego Aguirre e, enfim, bancar seu comandante a ponto de mantê-lo no cargo por mais do que alguns meses.

Fluminense

O perfil das contratações mudou para 2022, com nomes mais velhos para reforçar o elenco que disputa nova Libertadores. Felipe Melo e Willian 'Bigode' são alguns dos novos comandados de Abel Braga .

O Tricolor quer montar um time que consiga aguentar o calendário puxado, mesmo com veteranos ao lado dos ‘moleques de Xerém’. Driblar esse desafio é a receita para uma temporada de sucesso.

São Paulo

A temporada 2021 começou bem, com o título paulista que não vinha há 16 anos, mas terminou mal, na briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Agora, o time quer se equilibrar financeiramente sem deixar de ser competitivo. São quase R$ 700 milhões em dívida , o que atrapalha na montagem do elenco. O sucesso em 2022 pode fazer ainda a torcida fazer as pazes com Rogério Ceni, ídolo incontestável como jogador, mas que ainda não caiu nas graças desde que voltou como treinador.

Vasco

Depois da quarta queda para a Série B , o time não conseguiu o acesso de volta. Para 2022, a meta número um do Cruzmaltino é conseguir retomar seu caminho para a primeira divisão (sem voltar para a segunda imediatamente, como tem acontecido com certa frequência).

Santos

Os últimos anos no Peixe foram de rotatividade de treinadores, sem conseguir um nome que ficasse uma temporada completa. O último a implantar um trabalho mais longo, de mais de um ano, foi Dorival Júnior, entre 2015 e 2017.

Agora, com Fábio Carille , o clube tenta brecar esse ciclo e apostar no comandante para voltar a ser competitivo no cenário paulista e brasileiro.

Botafogo

Depois do título na Série B, o Fogão tenta se manter na A sem sustos e conseguir dar um passo adiante com a SAF recém-aprovada . Os torcedores esperam que a abertura para adquirir novos investimentos seja a chave para voos maiores nos próximos anos.

Cruzeiro

Outro clube que está apostando no sucesso da SAF para 2022 é o Cabuloso. Sua situação, porém, é um pouco mais delicada, com o time ainda precisando deixar a segunda divisão.

Para a próxima temporada, o Cruzeiro jogará a Série B pela terceira temporada consecutiva, algo inédito na vida dos grandes clubes do país. E tentará mostrar a Ronaldo que ele não errou ao despejar R$ 400 milhões para comprar 90% das ações do clube .

Grêmio

O time teve um 2021 desastroso, culminando na queda para a Série B quando todos esperavam no mínimo uma disputa por vaga na Libertadores.

Em 2022, a equipe gaúcha quer provar que a temporada anterior foi um acidente de percurso, voltando para a primeira divisão na primeira tentativa e sem cometer os erros que o levaram para a Série B.