Na próxima quinta-feira, dia 2, às 20h30 (de Brasília), o Maracanã será palco de um confronto eletrizante entre Flamengo e Cruzeiro. Com a expectativa nas alturas, a partida promete ser um verdadeiro espetáculo, e a cobertura da reportagem estará presente para trazer todos os detalhes desse embate.
Preparação do Cruzeiro: força total em campo
Para entender melhor o adversário do Flamengo, conversamos com o jornalista Guilherme Alves, que é especialista na cobertura do Cruzeiro e atua para a CazéTV e CNN. Ele destaca que o time mineiro deve entrar em campo com sua força máxima, sem desfalques significativos. Cruzeiro deve ir com o que tem de melhor, salvo algum problema de última hora. Não tem ninguém suspenso. Entrou contra o Vasco quase com o time todo pendurado. Mas tenho a leve impressão de que o Cruzeiro tirou o pé contra o Vasco para não perder ninguém contra o Flamengo. Todos disponíveis , afirma.
O reencontro entre Flamengo e os jogadores Gabigol e Fabrício Bruno promete agitar a torcida. Embora o atacante Gabigol deva iniciar a partida no banco, o Cruzeiro contará com retornos importantes. Tem os retornos do Villalba, que cumpriu suspensão contra o Vasco e vai ser titular ao lado do Fabrício Bruno, e do Gabigol, que também estava suspenso. Possivelmente opção no banco, a menos que aconteça uma mudança drástica de última hora. Titular deve ser o de sempre: Kaio Jorge , explica Guilherme.
Desfalques e retornos: a situação do Cruzeiro
No entanto, nem tudo são boas notícias para o Cruzeiro. Quem está fora é o Fágner há dois meses. Se recupera de fratura na fíbula da perna direita. Contra o CRB, na Copa do Brasil, o Pottker deu aquela entrada nele e acabou quebrando. Está em fase final de recuperação, mas impossível estar contra o Flamengo , diz o jornalista.
Por outro lado, o retorno de Sinisterra é um trunfo significativo para o técnico Léo Jardim. A novidade para esse jogo é o Sinisterra. Estava lesionado, teve problema muscular e ficou um tempo fora. Desfalcou contra Bragantino e Vasco. Está treinando normalmente. Está confirmado para o jogo e também começa como reserva. É uma boa opção, porque contra o Bahia, foram as entradas dele, do Gabigol e do Arroyo que mudaram o jogo para o Cruzeiro , comenta.
A estratégia do Cruzeiro: reatividade e letalidade
Guilherme Alves analisa a abordagem tática que o Cruzeiro deve adotar contra o Flamengo. O que o Cruzeiro deve propor contra o Flamengo: acredito que seja o que mais gosta e mais deu certo. Dar a bola para o time adversário e explorar os contra-ataques, espaços nas transições. É um time que confia muito no sistema defensivo, na dupla Fabrício Bruno e Villalba, no Cássio. A tendência é que o Cruzeiro consiga explorar os contra-ataques contra o Flamengo , detalha.
Ele ressalta que, apesar de ser um time reativo, o Cruzeiro é extremamente letal. Precisa de pouco para balançar as redes. É se postar, limitar as ações adversárias, preencher bem o setor de meio-campo, impedir que o adversário construa pelo meio e por fora, avance no campo , explica. O Flamengo, por sua vez, já está acostumado a enfrentar contra-ataques, mas deve estar atento, pois o time mineiro costuma aproveitar bem suas oportunidades.
Instabilidade do Cruzeiro: um fator a ser considerado
Apesar da letalidade do Cruzeiro, o momento atual do time é de instabilidade. O Cruzeiro atravessa, nos últimos três jogos, uma fase um pouco instável. No quarto jogo passado, venceu o Atlético-MG. Um baile. Mas entrou numa série inconstante. Venceu Bragantino jogando mal, venceu Bahia jogando mal e perdeu para o Vasco jogando mal. Três jogos que o Cruzeiro não criou tanto, não conseguiu implementar seu estilo de jogo e foi mal , analisa Guilherme.
Ele também menciona um tabu que o Cruzeiro enfrenta: O Cruzeiro tem um tabu contra o Flamengo: não vence pelo Brasileirão, no Rio, desde 2010. O Léo Jardim, em 2025, já quebrou dez tabus do Cruzeiro , finaliza.
Provável escalação do Cruzeiro para o confronto
Com Gabigol no banco de reservas, a provável escalação do Cruzeiro para enfrentar o Flamengo no Maracanã é a seguinte: Cássio; Willian, Villalba, Fabrício Bruno, Caíque; Cristian, Lucas Romero, Lucas Silva; Wanderson, Matheus Pereira e Kaio Jorge .
A expectativa é alta para esse duelo que promete ser decisivo para ambos os times. O Flamengo, em busca de consolidar sua força, e o Cruzeiro, determinado a quebrar tabus e mostrar sua letalidade em campo.