Depois de não atingir a meta na Copa do Brasil, o Flamengo alcançou o objetivo estabelecido pela diretoria na Libertadores ao chegar à semifinal da competição. A classificação rendeu ao clube mais R$ 12 milhões em premiações, totalizando R$ 50 milhões na campanha até aqui.
Apesar de a Copa do Brasil não ser prioridade na temporada, a projeção era alcançar pelo menos a semifinal. No entanto, a eliminação precoce nas oitavas de final diante do Atlético-MG frustrou o planejamento, mas ao mesmo tempo deu mais espaço ao time para concentrar forças no Brasileirão e na Libertadores.
Esta é a sétima vez que o Rubro-Negro alcança a semifinal do torneio continental. Em quatro oportunidades, avançou à decisão, conquistando três títulos – em 1981, 2019 e 2022. Já em 2021, parou na final contra o Palmeiras.
Campanhas do Flamengo em semifinais da Libertadores:
1981 – passou pela semi e foi campeão
1982 – caiu na semifinal
1984 – caiu na semifinal
2019 – passou pela semi e foi campeão
2021 – passou pela semi e foi vice
2022 – passou pela semi e foi campeão
2025 – vai disputar a semifinal
O Flamengo supera seus três rivais cariocas somados em participações nesta fase:
Flamengo: 7
Botafogo: 3
Fluminense: 2
Vasco: 1
O primeiro duelo contra o Racing será no dia 22 de outubro, às 21h30, no Maracanã. A volta ocorre no dia 29, também às 21h30, no Estádio El Cilindro. Do outro lado da chave, Palmeiras e LDU decidem a outra vaga na final.
De olho em sua quinta decisão de Libertadores, o Flamengo também mantém foco total no Campeonato Brasileiro, considerado prioridade pela diretoria. Líder da competição, o time comandado por Filipe Luís enfrenta o Corinthians neste domingo, às 20h30, fora de casa.