Crivella confirma adiamento do retorno da torcida aos eventos esportivos do Rio; não há nova data prevista

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, confirmou que não vai liberar a presença do público em eventos esportivos a partir desta sexta-feira. Há uma semana, ele já havia dito que iria ter reuniões com o conselho científico do município e os outros órgãos envolvidos antes de deliberar sobre o assunto. Crivella não anunciou em que fase poderá ter a liberação de torcida em estádios e ginásios. Ele não deu outra data.

Desta forma, como a Ferj já havia antecipado , as finais do Carioca entre Flamengo e Fluminense serão com portões fechados no próximo domingo, dia 12, e na quarta-feira, dia 19, ambas no Maracanã.

Ao lado: Hospital de Campanha do Maracanã registra duas mortes em dia de título do Fluminense na Taça Rio

A principal justificativa do prefeito não tem relação direta com os números da Covid-19, que, segundo ele, continuam em queda na capital. O problema maior é a questão da segurança a cargo da Polícia Militar.

– Em reunião com o conselho científico, decidimos que não terá tocida nos estádios agora. Não tem condições de manter a segurança fora do estádio, dentro do estádio e nos transportes. O governo do estado tem tido problemas em nos ajudar com a PM. Não vamos abrir correndo o risco de ter enormes aglomerações dentro e fora. A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária não dariam conta.  Além disso temos uma pesquisa interna que mostra que 60% da população favorável a medidas de isolamento  – disse Crivella, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira.

No último domingo, a Ferj já havia se posicionado contrária a reabertura dos estádios para 1/3 do público por ter de remontar todo o protocolo do "Jogo Seguro". Após o fim do Carioca, no dia 15 de julho, o futebol será retomado pela CBF no dia 9 de agosto.

No decreto municipal, a reabertura dos estádios deverá ser feita com apenas 1/3 do público e medidas de distanciamento, além de outros protocolos sanitários.

Fonte: O Globo