No ano de 2024, o futebol brasileiro teve mais uma temporada de grandes emoções, com muitos torcedores sorrindo com as glórias - e milhares de outros lamentando as decepções.

Neste último dia antes do início de 2025, a ESPN faz uma retrospectiva de como foi o ano dos principais clubes do país, relembrando as principais alegrias e tristezas de cada equipe.

Abaixo, listamos também as principais expectativas e objetivos de cada time na temporada que se aproxima - e que promete ser ainda mais emocionante e acirrada.

Confira a retrospectiva :

Botafogo

O Botafogo tem algumas missões para o ano de 2025 neste início de ano. Campeão da CONMEBOL Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o time carioca está em busca de um novo treinador, uma vez que Artur Jorge deixou a equipe após as conquistas em 2024.

Para o próximo ano, o Glorioso tentará manter o alto nível e ir em busca de mais títulos para sua galeria de troféus. Além disso, haverá ainda a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos.

O clube tentará um sucesso maior do que mostrou no Intercontinental, quando perdeu por 3 a 0 para o Pachuca na estreia e deu adeus à competição.

Flamengo

Sob nova direção após a vitória de Luiz Eduardo Baptista nas eleições presidenciais, o Flamengo entra na temporada de 2025 na busca por um camisa 9. O encarregado de encontrar o novo homem gol da equipe carioca é José Boto, uma vez que o Rubro-Negro não terá Pedro por boa parte do ano e não tem mais Gabigol, que chegou ao fim de seu vínculo.

O clube também se prepara para o Mundial de Clubes da Fifa e, de acordo com o novo dirigente português, o Flamengo está em busca de reforços pontuais para qualificar o elenco.

Fluminense

Depois de se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Fluminense anunciou alguns reforços para 2025 e segue ativo no mercado em busca de mais nomes para o elenco comandado por Mano Menezes. Garantido na CONMEBOL Sul-Americana do próximo ano, o Tricolor das Laranjeiras ainda terá a disputa do Mundial de Clubes da Fifa.

Vasco

O Vasco quer voos mais tranquilos em 2025, principalmente fora das quatro linhas. Em meio à batalha judicial com a 777 Partners, o time carioca está em busca de uma nova SAF. Enquanto isso, na figura do presidente Pedrinho, o Vasco estuda a contratação de reforços para o ano.

O Cruzmaltino ainda terá a CONMEBOL Sul-Americana para disputar e tentará sorte melhor nas copas. Em 2024, o time chegou à semifinal da Copa do Brasil, mas caiu para o Atlético-MG.

Corinthians

O Corinthians terminou a temporada de 2024 em alta. Com nove vitórias seguidas na reta final do Campeonato Brasileiro, o Timão, além de escapar do rebaixamento, garantiu uma vaga na CONMEBOL Libertadores de 2025, o que também deu ao time a possibilidade de disputar a Copa do Brasil.

Para o próximo ano, o Alvinegro tentará manter o centroavante Yuri Alberto, um dos destaques da equipe, e se prepara para Libertadores, onde enfrentará o Universidad Central, da Venezuela, no primeiro compromisso dos dois até a fase de grupos da competição.

Palmeiras

Vice-campeão brasileiro em 2024, o Palmeiras conquistou apenas o Campeonato Paulista na temporada e, para o próximo ano, tem tido uma postura agressiva no mercado de transferências para qualificar o elenco. A ideia do Verdão é chegar forte para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos.

O time de Abel Ferreira busca se manter entre os protagonistas do futebol nacional depois de fazer campanhas abaixo do esperado, principalmente na Copa do Brasil e na CONMEBOL Libertadores, cujas competições acabou eliminado ainda na fase oitavas de final.

Santos

Sob o comando de Pedro Caixinha depois de garantir o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, o Santos quer uma temporada de estabilidade para 2025. O time da Vila Belmiro tenta a contratações de alguns reforços para a qualificação do elenco, que conquistou a Série B.

O Peixe voltará a disputar a Copa do Brasil depois de não ter disputado o torneio em 2024. O clube também vive a expectativa da reforma de seu estádio e da transformação da Vila Belmiro em uma arena para os próximos anos.

São Paulo

O Tricolor começou o ano com tudo, faturando a Supercopa do Brasil em cima do rival Palmeiras, mas depois não conseguiu manter o embalo para o resto do ano. No Paulistão, o time foi eliminado de forma surpreendente pelo Novorizontino ainda nas quartas. Depois, vieram frustrações na Libertadores e na Copa do Brasil, além de uma campanha bastante irregular no Brasileirão (terminou em 6º lugar).

2025, porém, vem sendo cercado de expectativa. O retorno do meia Oscar após 16 anos anima os torcedores, principalmente pela parceria a ser formada com Lucas. Mesmo vivendo momento financeiro delicado e tendo que levantar receitas de forma urgente para sanear os cofres, o São Paulo sonha alto para a próxima temporada, com o técnico Luis Zubeldía dizendo publicamente que quer levar a 4ª Libertadores para o Morumbi.

Grêmio

O Imortal iniciou 2024 com o pé direito, ganhando mais um título do Campeonato Gaúcho ao bater o Juventude na final. No entanto, as fortes enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul tornaram o restante da temporada extremamente difícil, com o clube brigando contra o rebaixamento até a reta final do Brasileirão e vivendo crise que resultou na saída do técnico Renato Gaúcho.

No ano que vem, a expectativa fica pelos resultados a serem conquistados pelo técnico argentino naturalizado boliviano Gustavo Quinteros, que chega a Porto Alegre após passagem de grande sucesso pelo Vélez Sarsfield. Substituir Renato no Grêmio, porém, é sempre uma missão difícil. Da última vez que isso ocorreu, em 2021, o time gaúcho terminou rebaixado para a Série B...

Internacional

A torcida do Inter teve um 2024 de grandes expectativas, já que o clube investiu alto durante o ano e trouxe jogadores tarimbados, como o atacante Borré e o volante Bruno Henrique. Isso não foi o suficiente para levantar troféus durante o ano, mas a temporada terminou em alta, com a equipe fazendo uma grande campanha de recuperação no Brasileirão sob a batuta de Roger Machado.

Para o ano que vem, a ideia é retomar o caminho das glórias, ao mesmo tempo em que a diretoria terá duro trabalho para recuperar os prejuízos financeiros causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Com a equipe afinada com Roger, é visto como imperativo no Beira-Rio encerrar o domínio do rival Grêmio no Gauchão e tentar ao menos uma grande taça no restante de 2025.

Atlético-MG

Sob o comando do técnico argentino Gabriel Milito, o time mineiro teve "duas caras" em 2024: o "Galo das Copas", que chegou às finais da Copa do Brasil e da Libertadores, e o "Galo do Brasileirão", que fez campanha tenebrosa e chegou à reta final do torneio sendo ameaçado pelo rebaixamento. Com a derrota nas duas finais, a temporada terminou em tristeza, e Milito acabou sendo demitido.

Na próxima temporada, um velho conhecido retorna à Cidade do Galo: Cuca será o treinador do clube alvinegro pela 4ª vez. Multicampeão em outras passagens, ele terá a missão de voltar a fazer a torcida sorrir, depois das duras decepções da reta final de 2024. Para isso, porém, o treinador não poderá contar com o atacante Paulinho, vendido pela diretoria ao Palmeiras.

Cruzeiro

A maior "bomba" do 2024 cruzeirense ocorreu fora dos campos, com a SAF sendo vendida por Ronaldo "Fenômeno" para Pedro Lourenço. Dentro das quatro linhas, houve muita irregularidade, mas ainda assim a Raposa chegou à final da CONMEBOL Sul-Americana. A derrota para o Racing na decisão quase resultou na saída do técnico Fernando Diniz, mas a diretoria optou por mantê-lo.

Em 2025, Pedro Lourenço vai ampliar seus investimentos, trazendo diversos jogadores de renome para deixar o elenco ainda mais encorpado. O ponta Dudu já foi anunciado, enquanto o atacante Gabigol e o lateral-direito Fagner devem chegar em breve para auxiliar na luta por grandes títulos na próxima temporada.