Cobrador de faltas na Itália, Pulgar intensifica treinos para assumir posto no Flamengo

Comemorar gol de falta é uma sina para a torcida do Flamengo . Contra o Bahia, o grito ficou entalado nas duas cobranças de Erick Pulgar. Essa característica é antiga na carreira do volante, que é considerado a engrenagem do elenco nesta temporada.

Pulgar vive o melhor momento desde que chegou ao Flamengo . Com Jorge Sampaoli, o chileno se tornou a peça principal do time e participou de 24 dos 39 jogos. Internamente, a escalação do volante é vista, até pelos próprios jogadores, como necessária para o bom funcionamento do meio-campo.

Os atletas veem a utilização de Pulgar como um fator que dá segurança na marcação e na saída de bola. Os números analisados pelo Flamengo colocam o volante como um dos atletas com mais distância percorrida em jogos. São quase 10 km em todas as partidas.

As faltas contra o Bahia desbloquearam memórias nos rubro-negros. O Flamengo chegou a viver um jejum de três anos sem gol de falta. O período foi quebrado por Andreas Pereira, em 2021, contra o Juventude. De lá para cá, Arrascaeta converteu em duas oportunidades. A última contra o Atlético neste ano. No Maracanã, a primeira de Pulgar explodiu no travessão e a segunda raspou a trave.

Não foi desta vez que o chileno desencantou em bolas paradas - Pulgar já marcou duas vezes no Flamengo . Uma delas, inclusive, um chute de fora da área contra o Vasco. Se depender dos treinamentos no Ninho, este tabu tem tudo para ser quebrado em breve.

Pulgar é quem mais treina cobrança de falta e é quem tem o melhor aproveitamento também. Léo Pereira, Arrascaeta e David Luiz são outros nomes que focam em bola parada - diariamente - no Ninho do Urubu. Internamente, o chileno é considerado o melhor batedor e, por isso, há o processo para que se torne o batedor oficial do clube.

Pulgar em ação pelo Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / CRF

Na Itália, tanto pela Fiorentina quanto pelo Bologna, Pulgar era o responsável pela bola parada. Em 2019, o chileno foi autor de um dos gols do Bologna na vitória por 3 a 0 em cima da Sampdoria. Em 2021, já pela Fiorentina, o volante marcou na derrota para o Milan. Na Europa, Pulgar também era o cobrador de escanteio.

No Brasileirão, pelo Flamengo , antes do jogo contra o Bahia, Pulgar tinha arriscado apenas uma cobrança de falta, contra o Santos, pela 12ª rodada. Na ocasião, o chileno cobrou por cima do gol sem perigo para o goleiro. Curiosamente, neste mesmo jogo, o volante marcou seu último gol.

No Flamengo , Pulgar já participou 41 jogos: 26 jogos, oito empates e sete derrotas. O volante chegou em 2022, se consagrou campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, mas a consolidação veio nesta temporada.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte