O Manchester City conseguiu um feito e tanto: após quatro anos de hegemonia do Real Madrid , o time inglês se tornou o clube com a marca mais valiosa no futebol mundial. O estudo foi feito pela empresa Brand Finance , que colocou o Flamengo no top 50.
De acordo com o site Brandirectory , os Citizens tiveram um aumento de 34% desde a pandemia da COVID-19, em 2020, e três anos depois chegou ao topo.
Além disso, avaliado em 1,51 bilhão de euros, atingiu o maior número da história. O Real Madrid aparece na 2ª posição, com 1,46 bilhão de euros, seguido pelo Barcelona (1,37 bilhão de euros) - confira ao fim da página o top 10 do mundo.
Além do valor, o Brandirectory determina a força relativa das marcas através de métricas que avaliam o investimento em marketing. O estudo também avalia o patrimônio das equipes e o desempenho comercial.
O Flamengo é o grande 'penetra' da lista dominada por europeus. O Rubro-Negro, atual campeão da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores , aparece na 50ª posição.
A marca do Flamengo está avaliada pelo estudo em 98 milhões de euros, cerca de R$ 515 milhões. A parte negativa é que no ano passado passado os cariocas haviam terminados na 49ª posição.
De acordo com o estudo, a queda precoce no Mundial de Clubes , quando o time foi eliminado pelo Al Hilal na semifinal, atrapalhou.
Confira o top 10 das marcas mais valiosas, segundo o site Brandirectory*
-
Manchester City - 1,51 bilhão
-
Real Madrid - 1,46 bilhão
-
Barcelona - 1,37 bilhão
-
Manchester United - 1,36 bilhão
-
Liverpool - 1,36 bilhão
-
PSG - 1,13 bilhão
-
Bayern - 1,10 bilhão
-
Arsenal - 906 milhões
-
Tottenham - 897 milhões
-
Chelsea - 861 milhões
*valores em milhões de euros