Foram 39 partidas com Jorge Sampaoli no comando do Flamengo . No empate por 1 a 1 que consagrou o São Paulo como campeão da Copa do Brasil 2023 , o treinador argentino levou a campo sua 39ª escalação diferente desde que estreou no comando rubro-negro, no dia 19 de abril, contra o Ñublense .

E que fique claro, não é que ele não repetiu os titulares de um jogo para outro. Sampaoli começou todos os 39 jogos com uma escalação inédita.

E não podemos nem dizer que as mudanças foram sempre pontuais ou de uma troca de um jogador por outro. O padrão foi não ter padrão.

Se pensarmos em uma sequência de jogos, mesmo que pequena, olhando apenas de um jogo para outro, as mudanças sempre foram bruscas. Nesses cinco meses de trabalho, apenas duas vezes Sampaoli trocou apenas um jogador entre uma partida e a seguinte.

Em junho, na vitória por 4 a 1 sobre o Vasco , ele iniciou com: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas, Thiago Maia, Pulgar, Gerson, Matheus França, Arrascaeta e Pedro. No jogo seguinte, vitória por 2 a 1 sobre o Racing , a única alteração foi a entrada de Everton Ribeiro na vaga de Matheus França.

Isso só voltou a se repetir em agosto, mais de dois meses depois. No jogo de volta da Copa do Brasil contra o Grêmio (vitória por 1 a 0), os titulares foram: Matheus Cunha, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Filipe Luís, Pulgar, Gerson, Victor Hugo, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabi.

Na sequência, na vitória por 3 a 2 contra o Coritiba , Wesley voltou ao time na vaga de Varela (o lateral-direito estava suspenso e não pôde atuar contra o Grêmio e por isso o uruguaio foi escalado). No caso do jogo de volta da final no Morumbi, foram quatro mudanças em relação equipe que empatou sem gols com o Goiás : Wesley no lugar de Matheuzinho, Léo Pereira na vez de Pablo, Pulgar na vaga de Vitor Hugo e o retorno de Arrascaeta no lugar de Everton Ribeiro.

Outro ponto curioso foi a manutenção de Rossi como goleiro titular, uma vez que os duelos contra Goiás e São Paulo foram os únicos do arqueiro argentino.

Próximos jogos do Flamengo: