Cabo Verde estreia na Copa do Mundo de 2026 contra a Espanha em Atlanta

A Copa do Mundo de 2026 começa em 11 de junho de 2026 e Cabo Verde fará sua estreia no torneio. A seleção insular, comandada pelo técnico Pedro Brito, conhecido como Bubista, garantiu vaga ao liderar o Grupo D das Eliminatórias Africanas.

O caminho até o Mundial foi definido em outubro de 2025, quando Cabo Verde venceu Essuatíni por 3 a 0. Com isso, a equipe chegou ao torneio em um momento histórico para o país, que tem pouco mais de 500 mil habitantes e se tornará a segunda nação menos populosa a disputar uma Copa do Mundo, atrás apenas da Islândia.

A preparação e a ligação entre os treinadores

Bubista buscou aprendizado com Leonardo Jardim durante um intercâmbio no Brasil. Essa relação entre os dois treinadores aparece como um ponto central na preparação da seleção para a estreia, conectando a formação de Cabo Verde a influências do futebol português.

Leonardo Jardim, treinador do Flamengo, teve papel nesse processo por meio do intercâmbio que serviu de base para o trabalho do técnico de Cabo Verde.

Estreia e sequência na fase de grupos

Na fase de grupos, Cabo Verde inicia a participação contra a Espanha, em Atlanta, no dia 15 de junho de 2026. Em seguida, enfrenta o Uruguai em Miami e fecha a primeira fase contra a Arábia Saudita em Houston.